Há oito anos, um programa que atua em Bragança Paulista, coloca a juventude como centro, fomenta seu protagonismo e dá voz a essa geração a fim de conscientizá-la sobre seus direitos e deveres. Esse é o Papo Sério de Jovens, iniciativa que surgiu em maio de 2013, a partir da apresentação do Plano Político Pedagógico da Fundação Casa Bragança Paulista que, na época, era de gestão compartilhada com a Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista (Comenor).
Coordenado e executado pela Comenor o programa tem como parceiros o Projeto Jovens Brasileiros em Ação (JBA), da Polícia Militar, a Diretoria Regional de Ensino e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Tem, ainda, como padrinho o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Dr. Ricardo Brainer Zampieri.
De acordo com a coordenadora geral, Simone Bueno, hoje são 20 os jovens protagonistas, dentro e fora das escolas estaduais, com idade de 14 a 28 anos. Todos atuam com a finalidade de levar aos demais jovens bragantinos a discussão de políticas públicas, a fim de trazer valor para tornar a cidade mais justa, com mais oportunidades de trabalho e estudo, e um lugar melhor para viver. O Jornal Em Dia conversou com Simone e com a jovem Lisandra Regina Barbosa de Freitas, que contaram mais sobre a atuação do Papo Sério.

“A importância para o município vai além do protagonismo. O mais importante foi a pesquisa que os jovens fizeram junto com o promotor, Dr. Ricardo, de mapeamento do tráfico na cidade. Dentro desse mapeamento, conseguimos pegar os dois principais pontos na época, onde tinham maior incidência de meninos traficando. Quando a Fundação Casa fechou, estávamos com 60% a menos de reincidentes. Conseguimos superar as metas que o estado, inclusive, tinha estabelecido”, conta a coordenadora.
Além de conseguir tirar os jovens das drogas, o programa também lhes trouxe consciência política. “Nesse período, os adolescentes foram se politizando e entendendo a importância de ter voz e poder defender seus direitos. Foram conhecer o Legislativo, o Judiciário, o sistema de medida socioeducativa. Temos muitos frutos que saíram do Papo Sério”, diz.
A participação assídua junto ao Legislativo e aos Conselhos Municipais trouxe uma conquista prática: a alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal, por meio da Resolução nº 01, de 26 de fevereiro de 2014, a qual institui a mudança no Art. 115, permitindo que qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, mediante autorização dos pais ou responsável, faça uso da Tribuna Livre durante as sessões ordinárias do Legislativo. O questionamento na época, relembra Simone, foi: “se podemos votar com 16 anos, por que não podemos usar a Tribuna?"
Desde 2013 o programa fez 24 reivindicações, que são levadas aos candidatos em todo ano eleitoral. Dessas, 12 já foram executadas, entre elas, a constituição do Conselho Municipal da Juventude. Hoje, a presidente desse conselho é Lisandra, que é a coordenadora da Comissão Jovem do Papo Sério. Ela está no programa desde 2014.

“É comum os jovens ouvirem que são o futuro do país, na verdade não, eles são o presente”, enfatiza Simone. Para Lisandra, o papel do Papo Sério é amplo. “Acredito que o nosso papel vai além dos muros da escola. Quando trabalhamos com um adolescente, trabalhamos também com a família dele, com o ambiente que ele convive dentro e fora da escola, com as escolhas dele. A importância do projeto não é apenas na parte social, mas também na parte psicológica e emocional desse jovem. Quando fomos nos manifestar na Câmara Municipal, eu fui uma das primeiras a falar. Foi muito importante ver muitos jovens sentados em um lugar onde só tem adultos discutindo as políticas. Quando a gente ocupa esse espaço, a gente traz empoderamento. O Papo Sério consegue empoderar e incentivar os jovens de maneira positiva. E tem a relevância de mostrar que o jovem está à frente da situação, o jovem constrói lugares. Quando fazemos arrecadação em grêmios estudantis e conseguimos toneladas de alimentos, estamos construindo essa ponte; quando fazemos parceria com bolsas de estudos, estamos dando a oportunidade a jovens e conseguindo ajudar uma família. Mostramos que para, tudo o que está passando, ele só precisa de ajuda. Ajuda para entrar em uma universidade, de ajuda para sair de uma situação de violência, de ajuda para entrar no mercado de trabalho”, destaca.
Os jovens do programa também atuam em projetos de voluntariado, arrecadando produtos para diversas entidades do município, doando itens de alimentação e higiene, atuando em ações solidárias, como Campanha do Agasalho, Páscoa, Natal, Dia das Crianças, Ação Total, Festa da Cidadania, entre outras. “Atentemos, também, alguns bairros específicos nesse contexto de solidariedade. Fazemos festas em datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal e Dia das Crianças. Dessa maneira, fazemos com que esses jovens consigam entender a importância deles para o município”, conclui Simone.
Para saber mais sobre o Papo Sério de Jovens, entre em contato pelo e-mail: paposeriobraganca@gmail.com ou pelo telefone: (11) 9 9905-0371.

0 Comentários