No dia 29 de novembro, membros do Programa Papo Sério se reuniram com o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Brainer Zampieri, para homenageá-lo por sua contribuição com a iniciativa e apresentar os resultados do 7º encontro do projeto.
O 7º Encontro do Papo Sério foi realizado no mês de agosto, com o objetivo de dar voz aos mais de 28 mil adolescentes e jovens de Bragança Paulista, incentivando o protagonismo juvenil a fim de que eles se mobilizem, reivindicando demandas que consideram pertinentes e debatam políticas públicas. Durante o dia, os jovens participantes discutiram vários temas. Ao final, eles fizeram um documento sobre as propostas que foram encaminhadas aos governantes.
A coordenadora geral do projeto, Simone Bueno, explicou que, durante a reunião com o promotor, foram traçadas algumas diretrizes para o ano que vem. “Ficou deliberado que atualizaremos as propostas direcionadas ao poder público para que no ano de 2020, ano eleitoral, sejam apresentadas aos candidatos ao cargo do Executivo e do Legislativo as sugestões para a inclusão nos seus planos de governo”, afirmou, ressaltando a importância da participação de Ricardo para o programa. “Registramos também que o apoio e aprovação do nosso projeto Papo Sério de Jovens, por parte dele, é de suma importância para o bom andamento do nosso trabalho. Ao final da reunião, o Dr. Ricardo reafirmou seu compromisso com o projeto para o ano de 2020”.
O Papo Sério busca conscientizar os jovens do município sobre seus direitos e deveres. A iniciativa surgiu em maio de 2013, a partir da apresentação do plano político-pedagógico da Fundação Casa Bragança Paulista, que possui gestão compartilhada com a Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista (Comenor). O programa é coordenado e executado pela Comenor e a Fundação Casa, em parceria com o Projeto Jovens Brasileiros em Ação (JBA), programa da Polícia Militar, a Diretoria Regional de Ensino e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio do promotor de Justiça Ricardo Brainer Zampieri, que realiza um mapeamento do tráfico no município, sobre as regiões com altos índices criminais em Bragança e o envolvimento dos jovens nesses crimes. “O mapeamento destas informações e a união com importantes articuladores locais, como o Papo Sério de Jovens permitiu ao Ministério Público a identificação precisa das localidades em que há eminente necessidade de intervenção do poder público, para minimizar o envolvimento dos adolescentes com o tráfico de drogas, garantindo-se, assim, a prioridade absoluta de atendimento, e o Papo Sério é um desses parceiros”, conta Simone.
“Nossa finalidade é levar aos jovens bragantinos a discussão de políticas públicas, formando jovens protagonistas com valores, tornando nossa cidade mais justa, com mais oportunidades de trabalho e estudo, tornando-a o melhor lugar para morar. Todos podem ajudar o programa e fazer a diferença, acreditando no potencial de milhares de jovens que podem contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, encerra a coordenadora.
Para saber mais sobre o Papo Sério de Jovens, escreva para: paposeriobraganca@gmail.com, ou ligue: (11) 9 9905-0371.
0 Comentários