Reeleito com mais de 135 mil votos pelo seu sétimo mandato, o deputado estadual Edmir Chedid (DEM) assume um novo compromisso com a população de São Paulo por mais quatro anos. Apesar de uma queda do número de votos em relação às eleições de 2014, o parlamentar teve uma das mais expressivas votações do estado. Em entrevista exclusiva ao Jornal Em Dia, Edmir fala das prioridades desta gestão, a importância da experiência dentro da Assembleia Legislativa e os desafios da nova política, o apoio prestado aos candidatos Jair Bolsonaro, à presidência, e João Doria, ao governo do estado - ambos vencedores - e o compromisso deles com a região bragantina, além dos planos para a eleição municipal de 2020 e a gratidão aos eleitores que depositaram nas urnas, mais uma vez, confiança em seus projetos e ações. Confira:
Jornal Em Dia: O senhor foi reeleito deputado com mais de 135 mil votos. O que esses números significam para você?
Edmir Chedid: É uma grande honra chegar ao sétimo mandato na Assembleia Legislativa, e mais uma vez com uma expressiva votação. Acredito que esse resultado é o reconhecimento do meu trabalho como deputado. Não só do trabalho no atual mandato, mas de tudo o que eu já fiz nos meus quase 30 anos de vida pública. A população sabe que pode contar comigo, e isso é uma grande honra para mim.
Jornal Em Dia: Em relação às eleições de 2014 (pleito em que alcançou mais de 167 mil votos) às de 2018, o senhor recebeu mais 30 mil votos a menos. A que fatores você atribui essa perda de votação?
Edmir Chedid: A campanha eleitoral deste ano foi atípica, movida por um forte descontentamento da população com o atual momento do país: crise econômica, violência, escândalos de corrupção... Em meio a esse verdadeiro tsunami, que causou uma renovação histórica na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado, chegamos ao nosso sétimo mandato, e novamente entre os deputados estaduais mais votados. Fui o 6º em minha coligação e o 11º de toda a Assembleia, entre 94 eleitos. Um grande resultado, que deixa um importante recado: mesmo em momentos difíceis, em que há um forte desejo de mudança, a população sabe reconhecer o valor de quem trabalha.
Jornal Em Dia: Em seu sétimo mandato, quais serão as prioridades?
Edmir Chedid: A saúde pública sempre exigiu uma atenção especial dos governos, mas seus problemas foram agravados nos últimos anos pela crise econômica do país. Mais pessoas passaram a depender do SUS (Sistema Único de Saúde) e os investimentos do poder público não acompanharam o crescimento dessa demanda. Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, recebo diariamente relatos de pessoas de todo o Estado que sofrem com a demora para a realização de exames e cirurgias. Isso precisa ser mudado. Também pretendo lutar por mais investimentos na segurança pública e dar continuidade ao meu trabalho em defesa do fortalecimento dos municípios, com a liberação de mais recursos para obras de infraestrutura e melhorias em serviços essenciais.
Jornal Em Dia: Após tantos anos atuando como deputado estadual, acredita que a experiência é um diferencial para continuar conquistando a confiança dos eleitores? Por outro lado, de que forma busca se renovar para enfrentar os constantes desafios da política?
Edmir Chedid:A experiência te ajuda a lidar melhor com os desafios. Ajuda a manter a calma nos momentos difíceis e nos bons também, para não deixar que a preocupação ou a euforia atrapalhem suas decisões. Agora, a realidade é muito dinâmica em todos os campos da vida. Na política, não é diferente: todo homem público precisa sempre estar atento às novas demandas da população. Os desafios que se apresentam hoje no Estado não são os mesmos que encontrei em meu primeiro mandato. Muita coisa mudou, e você precisa acompanhar essas mudanças. Essas transformações cada vez mais rápidas aumentam a importância de um diálogo permanente com a população, como sempre mantive em meus mandatos. Hoje, além do contato nas ruas e no gabinete, temos ainda a interação pelas redes sociais, muito mais instantânea.
Jornal Em Dia: No segundo turno, o senhor apoiou os candidatos à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, e ao governo do estado, João Doria, do PSDB. Por que decidiu prestar esse apoio e de que forma se deu a campanha?
Edmir Chedid: Quem me conhece, sabe que nunca fiquei em cima do muro. Sempre defendi o que eu acredito. A eleição deste ano foi uma das mais importantes da história do país, senão a mais importante, por todo o contexto em que transcorreu, e eu não poderia me omitir. Como homem público e como cidadão, tenho a obrigação de me posicionar e lutar pelo que eu considero o melhor para a população.
No caso de João Doria, acredito que ele reúne as qualidades que o Estado precisa para retomar o caminho do desenvolvimento: é trabalhador e tem uma visão moderna de administração pública. Defende um Estado mais enxuto, com menos burocracia e que seja capaz de oferecer soluções inovadoras para os problemas que afetam a vida da população.
Jair Bolsonaro também seguiu uma linha mais liberal em suas propostas, além de defender uma política de segurança mais dura e um combate mais efetivo à corrupção. Ele não teve o apoio formal de meu partido, que optou por se manter neutro no segundo turno, mas, das duas opções que restaram, era a melhor, sem dúvida alguma.
Por acreditar nos dois, saí às ruas para pedir votos, organizei reuniões, realizei carreatas, mobilizei a nossa rede de apoiadores. Acredito que valeu a pena. Cumpri o meu papel.
Jornal Em Dia: Ambos os candidatos apoiados pelo seu partido foram eleitos. Como o senhor vê esses resultados?
Edmir Chedid: Doria e Bolsonaro representam uma ruptura com os atuais modelos de gestão do Estado e do país. Defendem ações, programas e atitudes que estão conectados com as expectativas da população. Tanto o Estado, quanto o país devem se beneficiar com essa sintonia entre eles.
Jornal Em Dia: O governo Geraldo Alckmin fez muito pouco por Bragança Paulista e região. Dada a vitória de Bolsonaro e Doria, você acredita que nossa região possa ser beneficiada com esse expressivo resultado nas urnas?
Edmir Chedid: Antes de tudo, é importante ressaltar que o atual governador, Márcio França, não representa um governo novo. Ele foi eleito como vice de Geraldo Alckmin e assumiram juntos os mesmos compromissos. Também tem responsabilidade pelos compromissos não cumpridos, e a população teve clareza disso.
Sobre João Doria, ele incorporou em seu plano de governo medidas importantes, como a duplicação da SP-008 entre Bragança e Socorro e a criação da unidade regional do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), e não tenho dúvida que saberá reconhecer toda a confiança que a região depositou nele. Além disso, o vice-governador eleito, Rodrigo Garcia, é do meu partido, além de um grande amigo. Conhece bem as nossas cidades e tenho certeza que nos ajudará muito a trazer para cá os investimentos que a região tanto precisa. No caso de Bol-sonaro, ele terá a missão de resgatar a credibilidade do nosso país, reduzindo o tamanho da máquina pública, eliminando a burocracia e combatendo a corrupção, para que o dinheiro dos impostos seja usado integralmente em benefício da população. Alcançando esse objetivo, ele beneficiará não apenas a nossa região, mas todo o Brasil.
Jornal Em Dia: O grupo já está trabalhando para as eleições de 2020? Circula o comentário de que seu filho, Victor Hugo, seria um bom nome cotado para o cargo de prefeito em Bragança. Existe essa possibilidade?
Edmir Chedid: Ainda é cedo para falar em sucessão. Bragança viveu anos de abandono pela negligência de governos anteriores, e ainda há muito trabalho pela frente para recolocar a cidade no caminho do desenvolvimento, apesar dos importantes avanços conquistados até aqui pela atual administração. Em pouco mais de um ano e meio, conquistamos quase R$ 100 milhões em investimentos para o município em um grande esforço conjunto, unindo meu mandato, a prefeitura, deputados federais e vereadores aliados. São recursos que já permitiram a compra de nove ambulâncias zero quilômetro, a ampliação da oferta de exames, a revitalização de escolas e mais de 140 quilômetros lineares de asfalto, entre muitas outras melhorias, mas sabemos que isso não é o suficiente. A cidade precisa de mais investimentos para recuperar o tempo perdido, e seguiremos trabalhando para isso.
Jornal Em Dia: Deixe uma mensagem aos eleitores que depositaram seu voto em você, bem como nos candidatos que apoiou.
Edmir Chedid: Só tenho motivos para agradecer. Pelo carinho, pela confiança e por todo o apoio em mais esta caminhada. A votação que obtive me enche de orgulho, mas também aumenta minha responsabilidade e o meu compromisso com a região. Sigo à disposição em meu escritório político, nas nossas reuniões de prestação de contas, em meu gabinete na Assembleia e também nas redes sociais. Contem comigo.
0 Comentários