A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Professor Luiz Nardy, 809, na Vila Aparecida, em Bragança Paulista, está realizando uma programação em louvor aos padroeiros Santa Mônica e Santo Agostinho, cujos dias são celebrados em 27 e 28 de agosto. Saiba mais detalhes.
DIA DE SANTA MÔNICA - 27 DE AGOSTO
Mônica nasceu no ano de 332, na cidade de Tagaste, na Argélia, que fica no norte da África. Mônica casou-se com um nobre chamado Patrício e teve três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua. Agostinho era o mais velho e lhe causou muitas preocupações; convertido torna-se Santo Agostinho, doutor da Igreja do Ocidente e mestre das Escrituras Sagradas.
Quando Santo Agostinho escreveu sobre sua mãe, entre outras coisas, ele disse: "ela foi o meu alicerce espiritual, que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus."
Santa Mônica deixou para todas as mães o ensinamento de que, além de educar os filhos para viverem em sociedade, é preciso também educá-los para Deus, desenvolvendo neles a vida espiritual. Santa Mônica ensina que mães e pais devem se preocupar com a salvação e santificação de seus filhos. Sua festa é comemorada no dia 27 de agosto.
O símbolo usado em sua devoção é um lenço entregue aos pais, pois suas lágrimas não foram derramadas em vão. No fim de sua vida, viu toda sua família convertida a Deus.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebrará a missa de Santa Mônica nesta quinta-feira, 27, às 19h e fará a entrega e a benção dos lenços de Santa Mônica.
DIA DE SANTO AGOSTINHO – 28 DE AGOSTO
Seu nome era Aurélio Agostinho. Nasceu em Tagaste, na Argélia em 13 de novembro do ano 354, filho de Patrício e Mônica.
Era dado aos costumes romanos, pagão e adiava sempre que podia o seu batismo, sempre pedido por sua mãe. Agostinho estudou e tornou-se um professor de retórica reconhecido.
Converteu-se a fé cristã e foi batizado em Milão por Santo Ambrósio, durante uma vigília pascal. A partir de então, passou a escrever contra o maniqueísmo, que ele conhecia tão bem. Mas depois disso, escreveu obras tão importantes que o tornaram doutor da Igreja.
Ordenou-se presbítero e alguns anos depois, em 394, foi sagrado bispo de Hipona, função que exerceu por 34 anos. Deixou um legado de inúmeros livros, cartas e sermões para a posteridade da Igreja.
Faleceu em 28 de agosto de 430 e deixou a inspiração para muitas congregações religiosas masculinas e femininas, tal como a Ordem de Santo Agostinho, cujos freis são responsáveis por esta paróquia na Vila Aparecida.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebrará a missa de Santo Agostinho nesta sexta-feira, 28, às 19h.
PROGRAMAÇÃO
Dia 26 - Quarta-feira, às 19h - Missa dos grupos de oração
Dia 27 - Quinta-feira, às 19h - Missa solene de Santa Mônica, padroeira das mães cristãs
Dia 28 - Sexta-feira às 19h - Missa solene de Santo Agostinho, patrono da Ordem Agostiniana
Dia 29 – Sábado, às 19h - Missa
Dia 30 – Domingo, às 8h, 10h e 19h - Missa
As missas estão sendo transmitidas pela página no Facebook: @PortalNossaSenhora, às 19h.
0 Comentários