Fotos: Shel Almeida
news-details
Geral

Parque Natural Arte Serrinha recebe plantio após incêndio que atingiu 30 hectares

Após incêndio, que aconteceu no final de setembro e atingiu cerca de 30 hectares do morro da Serrinha, a fazenda recebeu um mutirão de reflorestamento, com o plantio de mais de 300 mudas de árvores de espécies nativas da região, destinadas pela Energisa Sul-Sudeste.

Provocado pelo tempo seco, o incêndio afetou, parcialmente, algumas áreas do novo Parque Natural.  Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, foram totalmente consumidos pelo fogo. A ação de plantio teve o intuito de celebrar a abertura oficial do Parque e agir rapidamente para recuperação das áreas afetadas. No mesmo dia, 7 de novembro, aconteceu a ação #cyber7pontes, atividade de conscientização ecológica em um carro de som totalmente decorado com plantas comandado por um grupo de jovens da Serrinha que fizeram performances em toda cidade de Bragança. Ao final do dia houve o enterro simbólico do fusca que fazia parte da obra “Justiça Selvagem”.

Segundo Fábio Delduque, um dos proprietários da fazenda Serrinha, hoje, quase um mês após o plantio, a parte atingida já está se regenerando, graças às recentes chuvas. Já há uma forração verde na área que havia sido queimada.

Colóquio

No próximo dia 10, Marcelo Delduque, irmão de Fábio e também proprietário da fazenda, participa do XXXV Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre histórias e memórias, que traz como tema “Um olhar sensível sobre a restauração dos ecossistemas: por que é importante?”, promovido pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação da Universidade São Francisco (CDAPH/USF). Ele falará sobre sua experiência com agrofloresta e reflorestamento. Participam também do evento, Guaraci Diniz Júnior (Sítio Duas Cachoeiras), Teresa Montero Otondo (Coletivo Socioambiental), Roberto Pastana Teixeira Lima (Universidade São Francisco) e Noelia Alvarez (Botanic Gardens Conservation International). O Colóquio acontece na quinta-feira, 10, das 14h30 às 16h30, através de uma live no canal da USF no YouTube.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image