O espaço terá intervenções que unem arte e natureza, como parte da programação do 19º Festival Arte Serrinha
Localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, dentro da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, o Parque Natural Arte Serrinha sofreu, no final de setembro, um novo incêndio que afetou parcialmente cerca de 30 hectares de sua área de visitação. Neste sábado, 7, um novo ciclo se inicia, com a inauguração oficial do espaço ao público.
A data será marcada por uma ação que objetiva agir rapidamente na recuperação das áreas afetadas pelo incêndio, provocado pelas altas temperaturas e tempo seco que tomou praticamente todo o estado de São Paulo na época. Sob organização pela direção do Parque Natural Arte Serrinha, um grande mutirão de reflorestamento está sendo convocado, a partir das 9h30, para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região.
ARTE, NATUREZA E SUSTENTABILIDADE
O Parque Natural Arte Serrinha é reconhecido como uma reserva ecológica particular com dez hectares (100 mil m²) e abriga esculturas e instalações de Land Art, produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta, ainda, com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição.
O visitante tem acesso a trilhas para caminhada que levam a um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista, numa união harmoniosa entre arte, natureza e sustentabilidade.
OBRAS
Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo, assim, a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como: Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do parque e curador do Festival Arte Serrinha.
Os interessados em conhecer os espaços e instalações devem agendar sua visita diretamente pelo site: arteserrinha.com.br. Na página, também é possível visualizar as instalações disponíveis para visitação e o acervo do parque.
Cabe salientar que os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi, respectivamente, chegaram a ser danificados por conta do incêndio.
FESTIVAL ARTE SERRINHA
A programação de abertura do parque respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19. Ela estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Dessa maneira, até o dia 6 de dezembro, o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros.
Confira mais informações e a programação completa no site: http://arteserrinha.com.br/. As novidades também podem ser acompanhadas pelas redes sociais: https://www.facebook.com/arteserrinha e https://www.instagram.com/arteserrinha/.
FAZENDA SERRINHA
A Fazenda Serrinha, núcleo principal do festival, é uma área verde de 113 hectares, que dispõe de infraestrutura com salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada. Em 2001, foi reconhecida pelo Ibama (atual ICMBio) como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), funcionando como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais.
VISITAÇÃO
Agendamento pelo site: arteserrinha.com.br
Horários: Sábado, domingos e feriados, das 10h às 18h
Endereço: Entrada pelo km 4,2 da Estrada da Serrinha (acesso pelo km 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada e crianças de seis a dez anos). Grátis para crianças de zero a cinco anos.
0 Comentários