Dentre as minhas receitas de sucesso nos encontros de amigos ou familiares, este patê de berinjela não pode faltar.
Além de muito saboroso e de simples preparo –podendo ser degustado puro, de colher – é uma sugestão que acompanha bem torradinhas como bolacha água e sal ou o pão sírio (aquele dos beirutes).
Rica em vitaminas, proteínas e minerais, a berinjela pode ser usada no preparo de pratos como a caponata (combina bem com pimentões, tomates e azeitonas), lasanha (substituindo a massa), frita, recheada, em patê, dentre outras várias formas na cozinha.
Muito se divulga o hábito de tomar diariamente a água da berinjela (em jejum) para auxiliar a redução de colesterol no sangue ou até para emagrecer, mas os estudos ainda não definiram como comprovada a sua eficácia.
.jpg)
As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.
Numa panela grande, coloque:
2 berinjelas grandes com casca
1 colher (sopa) de vinagre
Água suficiente para cozinhar
Retire as pontas e corte as berinjelas em rodelas grossas, coloque-as na panela com a água e vinagre e leve ferver, tentando dar uma virada nelas para envolver as fatias todas na água. Ao levantar fervura, desligue a água, despeje as fatias num escorredor de macarrão e deixe-as esfriar. Depois de frias, aperte as berinjelas muito bem para sair o excesso de água totalmente e o caldo marrom para que não fiquem ácidas.
Coloque-as depois no liquidificador com os ingredientes abaixo:
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 cubo de caldo de galinha ou de legumes
3/4 do copo (de 250 ml) de vinagre
1/2 copo (de 250 ml) de óleo
1 colher (sobremesa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de mostarda
1 maço de salsinha picada
Bata tudo até formar uma pasta uniforme. Se preciso, ajude a bater usando uma colher, desligando antes o motor.
Despeje o patê numa tigela e cubra com azeite toda a superfície. Mantenha em geladeira. Para guardar, cubra novamente com azeite toda a superfície do patê.
0 Comentários