news-details
Redescobrindo

Picles de cebolinha e antepasto de abobrinha

Nesta semana, trago duas receitas de antepasto – isto é, “iguaria que se come antes do primeiro prato, frequentemente condimentado (aperitivo, entrada) –, rápidas e excelentes. A primeira é um picles de cebolinha que, usando a mesma receita, podemos juntar outros legumes e ter um aperitivo para agradar diferentes paladares, e a segunda é um antepasto de abobrinha simples de fazer, que fica muito diferente e saboroso.

No caso do picles, a receita não terá uma medida padrão, ou seja, faça com a quantidade de ingredientes que pretende utilizar. E, no caso da abobrinha, como sempre, a quantidade dos ingredientes é uma sugestão, mas cada um colocará mais ou menos dos ingredientes, dependendo do paladar.  

A ideia de usar abobrinha é para incentivar os preparos com legumes que, por algum motivo (em geral, o aumento de oferta nos mercados), tem o seu preço mais acessível. É o caso da abobrinha que, há alguns dias, por conta da grande geada que destruiu plantações inteiras, esteve com um preço bem alto e agora está entre os vegetais mais em conta nos mercados. 

Mas, aqui em casa, picles acompanha toda refeição e o antepasto também, especialmente este de abobrinha, que combina muito com um arroz branco. Então, vamos para as receitas!

PICLES DE CEBOLINHA

(Seguindo esta mesma receita, o picles pode ser feito misturando cenoura, chuchu, pepino, (todos picados tipo palito) cebolas, além de vagem, e couve flor na quantidade que preferir)

Descasque as mini cebolinhas e coloque numa panela.

Cubra-as com vinagre branco (eu uso o de álcool, menos ácido).

Junte: 

- 1 rama de canela em pau

- 2 cravos da índia (não aumente muito a quantia deste item, use no máximo 5 unidades para que não fique tudo com sabor da especiaria)

- 1 folha de louro

- 1 colher (sopa) rasa de açúcar

- 1 colher (sopa) de sal

Leve a panela ao fogo e deixe a mistura ferver por alguns minutos (não ultrapasse dez). Desligue o fogo e deixe as cebolinhas na panela até esfriarem por completo (em geral, deixo de um dia para outro).

Antes de retirar da panela, junte 1 colher (sopa) de pinga (para evitar que embolore) e coloque num vidro tampado.

ANTEPASTO DE ABOBRINHA

- 3 abobrinhas médias picadas (corte em cruz e depois fatie)

- ½ cebola ralada (eu uso 1 colher (sopa) de cebola e alho já batidos)

- 150 gramas de azeitonas verdes picadas

- 150 gramas de cogumelos em conserva fatiados

- 2 colheres (sopa) de óleo

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (sobremesa) de orégano

Se necessário, acerte o sal.

Misture todos os ingredientes numa tigela grande e envolva tudo, formando uma mistura homogênea.

Coloque num pirex, cubra com papel alumínio e leve assar por uma hora a 200º.

Após uns 30 a 35 minutos, dê uma mexida nas abobrinhas e volte por mais uns 15 minutos sem o papel alumínio.

Sirva com pão ou torradas.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image