Foto: Divulgação
news-details
Geral

Pinhalzinho passa a contar com programa de municipalização do trânsito

No mês de junho, o município de Pinhalzinho passou a contar com o Programa “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade”, do Detran-SP. O processo de municipalização da fiscalização do trânsito e integrado com o protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Lauro de Lima e busca melhorar a qualidade do trânsito, conscientizar os motoristas e educar os pedestres em todo município. Com esse objetivo, os guardas municipais realizaram um curso de atualização e capacitação para aturem como agentes de trânsito (foto).

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Aldenisio Aparecido Pires, “a autuação dentro do município vai ser exercida de acordo com as leis de trânsito vigentes. A ideia é reforçar a segurança não só dos condutores de veículos, mas dos pedestres que diariamente circulam pelas ruas. Com a municipalização, vamos ter mais segurança em nossa cidade, mas isso depende de todos respeitando as leis específicas”.

Segundo o secretário municipal de Trânsito, José Roberto Scaglia, “o processo de municipalização do trânsito não tem o objetivo de apenas aplicar multas, mas sim, fazer com que os motoristas mudem seu comportamento e respeitem a legislação”.

Participam da primeira etapa da capacitação nove guardas municipais, os membros da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e os integrantes do Sistema Municipal de Trânsito.

Confira dicas para um trânsito legal e para evitar as infrações e multas mais comuns:

- Use sempre o cinto de segurança;

- Se beber, vá de carona;

- Andar de moto sem capacete, nem pensar;

- Transporte crianças apenas no banco traseiro e na cadeirinha ou assento conforto, se for o caso;

- Velocidade da via é medida de segurança, excedê-la é colocar todos em risco;

- A prioridade é sempre do pedestre, por isso, a faixa deve ser respeitada;

- Não pare em fila dupla e não estacione em vagas reservadas nem por um minuto.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image