As faltas em consultas médicas especializadas em Bragança Paulista continuam altas, de acordo com a Prefeitura. Mesmo com a medida de confirmar a presença do paciente por telefone, a queda no absenteísmo não foi grande.
O problema foi identificado no ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde determinou, então, que um funcionário público telefonasse aos pacientes para fazer a confirmação da presença, o que não surtiu efeitos satisfatórios.
Assim, para este ano, a secretaria pretende implantar serviços de torpedo, com o objetivo de lembrar a todos os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames.
Porém, é muito importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados, a fim de evitar problemas de comunicação. No caso de alteração de número de telefone fixo, celular ou endereço, o paciente deve comunicar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Ao receber o cartão com data e horário da consulta, ele deve confirmar se o número de telefone está correto e, caso não esteja, comunicar imediatamente na recepção da unidade de saúde.
O paciente também deve avisar caso não possa comparecer à consulta agendada. O ideal é que o aviso ocorra com 48 horas de antecedência, para que outro paciente possa ocupar a vaga.
A Prefeitura ressalta que é imprescindível que a população se conscientize dessas medidas simples, já que a procura por consultas é muito alta e há um grande número de usuários.
0 Comentários