A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou uma importante mudança no atendimento a pessoas que sofrerem acidentes envolvendo animais como cães, gatos, morcegos e mamíferos silvestres. A partir da próxima sexta-feira, 1º de agosto, além da UPA Vila Davi, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também passarão a realizar os primeiros atendimentos a vítimas de mordidas ou lambeduras de mucosas por esses animais.

Segundo a Secretaria de Saúde, a administração municipal está ampliando a rede de atendimento antirrábico para agilizar os cuidados e descentralizar os serviços, oferecendo mais comodidade e segurança à população. Em casos em que houver indicação médica, a aplicação do soro antirrábico continuará sendo feita exclusivamente na UPA Vila Davi.
Já os acidentes com animais peçonhentos — como cobras, escorpiões e aranhas — permanecem sendo atendidos normalmente no Hospital Universitário São Francisco (HUSF). A recomendação, nesses casos, é que a pessoa procure diretamente o HUSF para receber os cuidados adequados.
A Prefeitura reforça que, em caso de dúvidas, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde.
0 Comentários