Desde abril passado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade vem prestando assessoria técnica para o Serviço Aeromédico do Paraná, base de Maringá. O foco do trabalho foi a orientação sobre a transfusão de sangue para pessoas acidentadas em estado grave, serviço pioneiro realizado no município que possibilita a transferência imediata de sangue, aumentando as chances de sobrevivência da vítima.
O Samu 192 Regional, com sede na Hípica Jaguari, é o 1º Samu da América Latina a carregar bolsas contendo sangue tipo O-, considerado “universal” dada a sua versatilidade, uma vez que pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo. Segundo o coordenador do Samu 192, com a assessoria, o trabalho desenvolvido na cidade alinha-se com os melhores serviços Pré-Hospitalares do mundo. Agora, a base de Maringá conta com uma iniciativa semelhante em seu helicóptero.
“No dia 29 de abril de 2022, recebemos a visita da equipe do Paraná, em que conheceram a base do Samu, bem como o Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco. Posteriormente, prestamos a assessoria técnica referentes às questões dos protocolos operacionais e compra de equipamentos para ter esse tipo de atendimento no Serviço Aeromédico do Paraná”, afirmou o Coordenador Médico do Samu, Lucas Certain.
O serviço ocorre em parceria com o Hospital Universitário São Francisco (Husf) que conta com duas unidades com concentrados de hemácias do tipo O negativo (O-), usados para tratar vítimas com choque hemorrágico. “A estratégia demonstrou reduzir o número de mortes causadas por sangramentos como politraumatismo, hemorragia digestiva, sangramento puerperal”, concluiu a Administração.
0 Comentários