Aconteceu no sábado, 4, a inauguração da Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e do Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues. As obras fazem parte da expansão da malha viária e criação de área de lazer.
“Essa praça é uma grande conquista para a nossa cidade. Ela leva o nome de um grande poeta bragantino, o Oswaldo de Camargo, e do Manuel José Rodrigues, que praticamente doou este terreno à Prefeitura. Também é uma homenagem à família do Levy Suppioni, que doou, por R$1, parte do terreno. A Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e o Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues são mais um presente à população”, disse o prefeito Jesus Chedid.
Com muita emoção, entregamos mais uma obra na área cultural e turística. Bragança Paulista respira cultura e está caminhando para um futuro muito promissor em ambos os setores. Com a ajuda do deputado estadual Edmir Chedid conseguimos recuperar essa verba e inaugurar este espaço”, falou a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.
Ao longo do dia, foi possível conhecer e prestigiar o trabalho de artistas do cenário cultural local como a Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases), Trovadores, Academia Bragantina de Letras (ABL), Coletivo 1MULHERporM2, Cia. Malungos do Baque e a Orquestra Jovem de Bragança Paulista.
As atividades tiveram início com o lançamento do livro “Bragança Paulista – Praça da Poesia” e tarde de autógrafo com o autor do livro e um dos homenageados da noite, o escritor Oswaldo de Camargo.
O grupo de maracatu Cia. Malungos do Baque prestou homenagem ao poeta negro entoando os versos: “Em Bragança onde negro aprendeu a ler e escrever, maracatu Malungos do Baque, coisa linda de se ver”. A toada, composta por Flávio Itajubá, de presente à Cia. Malungos do Baque faz alusão à história do Clube dos Escravos, surgido antes da abolição.
O evento também contou com a presença de uma estátua viva homenageando o poeta. Em seguida, a Orquestra Jovem de Bragança Paulista, regida pelo maestro João Fernando Paluan e coordenada pela maestrina Zoe Clare Ramsden se apresentou. O encerramento ficou por conta do músico Projota.

Com muita emoção, Oswaldo de Camargo comemora a honraria. “Eu estou muito grato e honrado, é a primeira vez que um fato dessa grandeza e importância acontece na minha vida. Bragança está inserida na minha vida desde sempre, eu não seria o escritor que eu sou sem essa cidade. Bragança está sendo um exemplo magnífico para outras cidades que pretendem trazer a igualdade, democracia e o resgate dos nomes dos anônimos pretos, mulatos e analfabetos. Eu me sinto muito feliz por representar essa gente.”
José Luiz Creado Rodrigues, filho de Manuel José Rodrigues, agradeceu e comemorou a homenagem ao pai. “Hoje é um dia de muita alegria e reconhecimento para a nossa família. Agradecemos à Administração Municipal por esse reconhecimento, tenho certeza que o meu pai está muito feliz. O terminal está maravilhoso.”
As reformas, realizadas com o suporte da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), contam com paisagismo, iluminação, bancos em formato de livros com poemas de escritores locais, pontos de ônibus cobertos, banheiros, lanchonete e banca de jornal.
A praça é uma homenagem à Bragança Paulista, também conhecida como Cidade Poesia, além de complementar o Complexo Turístico da região, formado pelo o Lago do Taboão, Praça Nove de Julho e a Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo.
0 Comentários