Próximo “Mega Plantio” será realizado no Jardim São Miguel

O projeto “Mega Plantio”, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança Paulista, em parceria com a comunidade, terá mais uma edição no próximo sábado, 31. Desta vez, a ação será realizada no entorno do lago do Jardim São Miguel, a partir das 8h.

A intenção é plantar 750 mudas de árvores com a colaboração de munícipes. O secretário Francisco Chen de Araújo Braga explicou que o projeto tem o objetivo de reflorestar as áreas verdes da cidade, mas, principalmente, visa a “aproximar a população da natureza, criar condições para que qualquer pessoa possa plantar uma árvore”.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, o fato de as pessoas poderem plantar uma árvore e acompanhar seu desenvolvimento faz com que elas criem vínculo com a natureza.

“Além do oxigênio, as árvores também prestam outros serviços ambientais, auxiliam na infiltração da água, por exemplo. Hoje, a gente vive um problema de falta d’água e grande parte desse problema é por causa do desmatamento, da falta de vegetação, de cobertura vegetal na área urbana e na área rural. Aumentando a arborização da cidade, a gente aumenta também a infiltração da água, conservando, assim, os recursos hídricos, que hoje estão mais escassos do que nunca”, comentou Francisco Chen.

O reflorestamento também promove sombra, abrigo para a fauna silvestre e fornece alimento. “As árvores são fonte de abrigo e alimento para pequenos mamíferos, aves, uma série de outros animais que dependem desse ecossistema para sobreviver”, disse o secretário, acrescentando que outro resultado do reflorestamento é a sensível melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Bragança Paulista tem entre 20 e 30% de sua área arborizada. Porém, a distribuição das árvores é muito irregular, fazendo com que haja bairros carentes de arborização. “Isso nos mostrou onde a política pública deve ser focada para equilibrar essa situação e levar qualidade de vida para a população. O Jardim São Miguel é um exemplo de bairro carente e o “Mega Plantio” vai equilibrar um pouco essa conta”, destacou Francisco Chen.

Especificamente no São Miguel, o “Mega Plantio” vai proporcionar a revitalização do lago, a restauração de uma área verde degradada, coberta por capim braquiária. Também havia entulhos no local, os quais foram retirados para que o “Mega Plantio” possa ser realizado. “A gente limpou o entulho, fez nivelamento de solo, vai entregar uma área apta para virar um bosque, em curtíssimo espaço de tempo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.

Essa área do Jardim São Miguel também está contemplada no projeto de arborização urbana, que vai contar com plantio de ipês, como já foi realizado na Avenida Norte-Sul. Francisco Chen contou que já foram plantadas centenas de mudas de ipês pela cidade, pois a intenção é fazer de Bragança Paulista a Cidade dos Ipês, dando uma identidade para a arborização urbana do município.

Isso não quer dizer que não serão plantadas outras árvores, mas a prioridade ao longo das avenidas e calçadas serão os ipês.

Outro dado interessante sobre o “Mega Plantio” é que as mudas utilizadas no projeto são bem desenvolvidas e de altíssima qualidade, garante o secretário. Elas chegam a ter três metros de altura, ou seja, são praticamente árvores.

Algumas mudas são desenvolvidas no Viveiro Municipal e outras provêm de conciliações ambientais, por meio de TACs (Termos de Ajuste de Conduta), ou das compensações ambientais.

Toda a população está convidada a participar do “Mega Plantio”. Não há necessidade de fazer inscrição prévia, basta comparecer ao local. Esta será a quarta edição do evento.

Mais informações sobre o projeto na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone: (11) 4034-6780 ou e-mail: meioambiente@bragan ca.sp.gov.br. Visite também a página da secretaria no Facebook: www.facebook. com/meioambientebraganca.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image