Fotos: Yasmin Godoy/Jornal Em Dia
news-details
Geral

Prefeito, vereadores e imprensa acompanham obras de restauro do antigo Teatro Carlos Gomes

Na tarde dessa segunda-feira, 29, o prefeito Jesus Chedid e a equipe da Administração Municipal, vereadores e imprensa estiveram no antigo Colégio São Luiz para acompanhar as obras de reparação e restauro que estão sendo feitas no local, que deverá abrigar um grande Centro Cultural no final do ano de 2020.

O Jornal Em Dia esteve presente e conversou com o diretor da TD Construções, Redes e Instalações Eirelli, Celso Vieira Júnior, empresa vencedora da licitação para execução da Fase 3, e o engenheiro responsável pelas obras, Wladimir Nascimento. “Estamos na fase 3 das obras, a gente já praticamente finalizou a parte civil, que é o embolso (revestimento de superfícies) e a parte de restauro. Agora, a gente está iniciando uma fase de acabamentos, principalmente na parte da escola de dança, na parte de administração e dentro do teatro em si, está finalizando as estruturas metálicas para também iniciar a outra fase de acabamento. Começou agora o restauro das pedras portuguesas na calçada da frente, já estamos restaurando os balaústres da fachada principal e as fachadas laterais”, explicou Wladimir.

A empresa está atuando há cerca de quatro meses em obras que estavam paralisadas há anos no Teatro Carlos Gomes, que por ser muito antigo e não receber manutenção por um longo período, estava com a estrutura bastante comprometida. “O prédio estava bem deteriorado por conta da outra empresa ter entrado e não ter finalizado a obra, não tinha a fachada restaurada, não tinha nada pintado, a estrutura metálica não tinha 30% ainda - agora já está chegando a quase 70%-, não havia feito nenhum tipo de restauro interno... Hoje, a gente está demolindo uma parede que estava condenada há um tempo atrás para segurança do prédio”, contou o engenheiro.

Justamente devido à deterioração, os trabalhos ofereciam risco à equipe de construção, mas, de acordo com Celso, felizmente, não foi registrado nenhum acidente no local. “Eu me sinto muito feliz com a nossa engenharia, os engenheiros Wladimir e Wellington, que estão na obra, estão seguindo rigorosamente o cronograma que foi estabelecido com a gerenciadora e a Prefeitura e eu enalteço muito o trabalho deles porque uma das coisas que eles mais se preocuparam e que foi uma determinação da empresa é a questão de acidentes. A obra, quando eles entraram, estava numa situação muito caótica, com as paredes com risco de colapsamento, era uma coisa que nos deixava muito preocupados e todo mundo queria que a gente colocasse muitos funcionários e a nossa preocupação era que quanto mais gente a gente tivesse na obra, mais risco de acidente. Então, a gente criou um canteiro fora, aonde a gente faz diversos serviços: todos os painéis elétricos foram montados por nós no nosso depósito, toda parte de marcenaria, em vez de estar aqui dentro, está no nosso canteiro fora, todas as ferragens, o telhado, a gente está montando fora, para diminuir a quantidade de pessoas e dar mais segurança na obra”, explicou o diretor da TD Construções, ressaltando que, dentro de 45 dias, a equipe deve começar a montagem do telhado.

Outra preocupação foi o prazo para a finalização das obras, que são consideradas de alta complexidade, porém, segundo Celso, elas estão seguindo o cronograma previsto e esta fase deve ser concluída até o final de dezembro.

Os vereadores presentes e o prefeito Jesus demonstraram satisfação com o andamento dos trabalhos. Chedid afirmou que o principal diferencial das obras é a fiscalização por meio de empresa terceirizada. “Esta é a primeira obra que nós temos fiscalizada por terceirização e assim nós vamos envolver várias obras no município”, comentou. Esse tipo de fiscalização é inédito em Bragança Paulista, já que, anteriormente, os trabalhos eram acompanhados pela própria Prefeitura. Nessa obra, a empresa Kingline é a responsável por monitorar os trabalhos da TD Construções.

Por fim, o chefe do Executivo falou sobre a importância da obra para a cidade e de que ela seja acompanhada de perto. “É um sonho que se realiza. Por mais que a gente confie, a gente sabe que uma obra desse porte, com tantos problemas, durante tantos anos, preocupa e muito a gente. Todos devem vir acompanhar, é importante a presença da Câmara Municipal e da imprensa, até em termos de credibilidade, nós tínhamos que mostrar alguma coisa adiantada, senão ninguém acredita que uma obra dessas, que quatro meses atrás isso aqui estava caindo, é o escombro do São Luiz, e vai se tornar atração da cultura em Bragança, nós vamos fazer Bragança não ser só a Terra da Linguiça, mas voltar a ser a Cidade Poesia, e o ponto principal vai ser esse Centro Cultural”, finalizou.

Agora, a previsão é de que Secretaria de Obras entregue à Administração o projeto final para abertura de licitação para a contratação da empresa que irá realizar a próxima fase dos trabalhos.

Confira algumas imagens que o Jornal Em Dia registrou no local:

Equipe da TD Construtora, empresa responsável pelas obras da Fase 3 do antigo Colégio São Luiz

Prefeito Jesus, vice Amauri e alguns vereadores acompanharam a visita ao antigo Teatro Carlos Gomes, na tarde de segunda-feira

Representantes da TD Construtora explicam que em 45 dias deve começar a montagem do telhado 

Quando as obras estiverem concluídas, o local vai abrigar um Centro Cultural

A parte civil, que é o embolso (revestimento de superfícies) e a parte de restauro, está praticamente finalizada

Empresa responsável pela obra afirmou que o cronograma está sendo rigorosamente seguido

Apesar da situação caótica em que se encontrava o prédio, não foram registrados acidentes de trabalho até agora

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image