Foto: Secom
news-details
Geral

Prefeitura de Bragança intensifica acolhimento à população em situação de rua e reforça alertas de segurança com chegada do frio intenso

Com a chegada de uma forte frente fria a Bragança Paulista, a Prefeitura Municipal ampliou nesta semana as ações da Operação “Noite Fria”, que oferece acolhimento e proteção às pessoas em situação de rua durante o inverno. A iniciativa é realizada de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), Segurança e Defesa Civil, pelo Fundo Social de Solidariedade e outros órgãos de apoio.

Segundo a Defesa Civil do município, as temperaturas começaram a cair acentuadamente na última segunda-feira, 23, com mínima registrada de 7 °C. A sensação térmica pode atingir até 3 °C ao amanhecer desta quarta-feira, 25. A previsão ainda indica nevoeiros intensos, pancadas de chuva e sensação térmica ainda mais baixa, o que exige atenção especial da população, principalmente motoristas e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para ampliar o atendimento, a Casa de Passagem, localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 6.929, no Jardim Fraternidade, está funcionando diariamente, das 17h às 22h. No local, são oferecidos abrigo, alimentação, banho quente, atendimento técnico e encaminhamentos para os serviços de saúde, assistência social e reinserção familiar. Durante a operação, equipes percorrem diversos pontos da cidade para identificar pessoas em situação de rua e oferecer transporte imediato até a unidade.

Além do acolhimento, estão sendo distribuídos cobertores e agasalhos arrecadados pela Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio do Tiro de Guerra, empresários locais e o Governo do Estado de São Paulo. Vale destacar que a entrega de roupas e cobertores não é feita diretamente nas vias públicas. A medida busca evitar a permanência das pessoas nas ruas, incentivando o acolhimento em locais adequados e estruturados.

A Operação “Noite Fria” integra uma rede permanente de atendimento à população em situação de rua. Além da Casa de Passagem, o município conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na Avenida dos Imigrantes, nº 3.700, no Jardim São Lourenço. O equipamento realiza atendimentos diários, ações de busca ativa e acompanhamento social, com foco na autonomia, cidadania e inclusão social dos usuários.

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO INVERNO

O executivo também emitiu orientações à população para prevenção de acidentes comuns no inverno, período em que aumentam os riscos de queimadas e transtornos causados pelas baixas temperaturas.

Com relação às queimadas, recomenda-se não usar fogo para limpeza de terrenos, não jogar bitucas de cigarro nas margens de rodovias ou vias públicas, evitar áreas com muita fumaça e denunciar imediatamente qualquer foco de incêndio às autoridades competentes.

Durante chuvas e tempestades, a orientação é evitar vias com acúmulo de água, buscar abrigo em caso de raios, desligar aparelhos eletrônicos e tomadas durante trovoadas, manter distância de árvores e fiações elétricas durante ventos fortes, além de redobrar a atenção com crianças e idosos.

Em situações de emergência, a população pode acionar os seguintes telefones:

 - Corpo de Bombeiros: 193

 - Defesa Civil: (11) 4035-6037

 - Polícia Militar: 190

 - Guarda Civil Municipal: 153

A Operação “Noite Fria” e os alertas de segurança reforçam o compromisso da Administração Municipal com a proteção da vida, especialmente dos mais vulneráveis, durante o rigoroso inverno de 2025.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image