Na tarde de segunda-feira, 14, a Prefeitura de Bragança Paulista definiu o projeto para evitar alagamentos na Avenida Euzébio Savaio, na região da Santa Libânia. Em breve, o edital de licitação para a execução da obra será lançado.
A reunião entre membros da Prefeitura e representantes da empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., que realizou o projeto de macrodrenagem da Avenida Euzébio Savaio e Rua Santa Amélia aconteceu durante a tarde de segunda.
Segundo a Administração, coincidentemente, durante a reunião, ocorreu uma forte chuva, causando alagamentos na Avenida Euzébio Savaio.
Segundo a Defesa Civil, a precipitação foi de 16,6 mm em cerca de 45 minutos.
Naquela localização será realizado um plano de macrodrenagem, ou seja, na Avenida Euzébio Savaio serão instaladas galerias de águas pluviais (tubulação quadrada de 2x2) – embaixo da via. Além disso, serão construídas diversas bocas de lobo, a fim de que toda a água da chuva que hoje escorre por cima da via, caia ali, fluindo pelas galerias e evitando enchentes. Toda a água pluvial desembocará no Ribeirão do Lavapés.
Essa será a primeira fase do projeto. A segunda fase contempla obras de galerias de águas pluviais na Rua Santa Amélia. O objetivo desta obra é evitar que a água da chuva desça até a Euzébio Savaio, causando alagamento, e assim ela também desembocará no Ribeirão do Lavapés.
Segundo o projeto apresentado pela empresa contratada, a nova galeria subterrânea teria a capacidade de suportar um volume de chuva de 13.650 litros/segundo.
Esse plano de macrodrenagem naquela região contempla um complexo de obras de combate à enchente que a Prefeitura de Bragança Paulista vem desenvolvendo no município.
De acordo com a Administração, embora tenha ocorrido fortes chuvas nesta segunda-feira, não houve registros de alagamentos na região do Jardim Califórnia e Vila Malva, mostrando a eficiência do piscinão implantado na Avenida Alberto Diniz. Também não houve registros na Avenida José Gomes da Rocha Leal, Lavapés e Santa Helena. Em todos esses locais, a Prefeitura realizou importantes obras.

0 Comentários