A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que está proibido o tráfego de caminhões pesados na Estrada Municipal Antônio Moreno, conhecida como “Estrada do Lixão”, no Campo Novo.
De acordo com a pasta, a medida foi tomada diante da constatação de que a estrada municipal, destinada ao trânsito de veículos leves, está sendo utilizada como rota de caminhões pesados, principalmente para burlar a proibição de trânsito de caminhões na Avenida dos Imigrantes e na Avenida Alberto Diniz em horários específicos.
Na segunda-feira, 21, por exemplo, uma carreta com 37,5 toneladas de óleo, vinda do Pará, quebrou e acabou por bloquear toda a pista, impedindo o tráfego na via e danificando o pavimento.
A Secretaria de Mobilidade Urbana instalou faixas de comunicação e placas de regulamentação comunicando a proibição. Também será instalado, no dia 8 de março, um equipamento eletrônico para fiscalizar a proibição do tráfego de caminhões na via. A proibição será válida 24 horas, durante todos os dias da semana, diferentemente da restrição já existente em outros trechos da cidade.
Cabe ressaltar que não será restringido o tráfego de caminhões que tenham, obrigatoriamente, operações ao longo da via, como de coleta de lixo, de estabelecimentos comerciais ou industriais. Estes devem ter suas placas cadastradas na Secretaria de Mobilidade Urbana para que não sejam multados.
Os agentes de trânsito já estão na Estrada Municipal Antônio Moreno para ordenar e orientar os motoristas sobre a proibição.

Bragança já possui restrições de tráfego de veículos pesados, desde 2017, em algumas vias da cidade, a fim de desobstruir o trânsito local e melhorar o fluxo do tráfego de veículos diariamente.
A restrição de veículos pesados vale de segunda a sexta-feira, entre 7h e 22h, na Avenida Dom Pedro I (nos dois sentidos), Avenida dos Imigrantes (nos dois sentidos), entre a Praça Nove de Julho e a rotatória da Avenida Doutor Plínio Salgado (acesso ao Circuito das Águas), e Avenida Alberto Diniz, também nos dois sentidos.
Cabe ressaltar que os caminhões com placa de Bragança têm restrição apenas das 7h às 9h e das 17h às 19h, podendo circular livremente fora desses horários, assim como aqueles que farão obras e serviços de infraestrutura urbana e prestação de serviços públicos essenciais.
Estão dentro dessa excepcionalidade, desde que devidamente cadastrados junto à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, os caminhões que tenham acesso a pátio ou estacionamento próprio, aqueles destinados ao transporte de máquinas, equipamentos e materiais básicos para construção civil e afins, utilizados nas feiras livres, nas mudanças, e no transporte de produtos perigosos de consumo local e produtos alimentícios perecíveis. Empresas sediadas na cidade que não possuam frota própria e utilizam serviços de caminhões com placas de outra cidade também devem realizar o cadastro.
O cadastro dos veículos enquadrados nas exceções à regra pode ser realizado na Secretaria de Mobilidade Urbana, situada à Rua José de Oliveira, 15, no Jardim Júlio Mesquita Filho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4035-0742 ou pelo e-mail:mobilidade@braganca.sp.gov.br.
0 Comentários