news-details
Evento

Presidente Lula sanciona lei tornando o Dia da Consciência Negra feriado nacional

Na última segunda-feira, 20 de maio, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que oficializa o Dia da Consciência Negra como feriado nacional em todo o Brasil. Celebrado no dia 20 de novembro, a data tem como objetivo fortalecer a luta contra o racismo e a desigualdade social no Brasil, além de promover uma reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira.

A escolha do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial. A morte de Zumbi, ocorrida em 1695, é um símbolo da resistência negra contra a escravidão.

Com a sanção da lei, a data passará a integrar oficialmente o calendário de feriados nacionais em todo o país. Assim, o Brasil terá seis feriados nacionais no segundo semestre deste ano, sendo que três deles cairão no sábado: Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Os outros três feriados nacionais são: Quarta-feira, 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), sexta-feira, 15 de novembro (Proclamação da República) e quarta-feira, 25 de dezembro (Natal).

Antes da sanção da nova lei, o Dia da Consciência Negra era reconhecido como feriado em apenas seis estados brasileiros: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. Agora, com a promulgação, a celebração da data passa a ser nacional, ampliando seu alcance e reforçando a importância da reflexão sobre a luta e os direitos do povo negro em todo o Brasil.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image