Presidente nacional do Solidariedade Mulher organiza evento sobre autoestima feminina em Piracaia

Eunice Cabral é vereadora no município piracaiense, entre outros cargos de liderança, e recebeu diversas autoridades, incluindo o deputado federal Paulinho da Força

 

No último domingo, 29, Piracaia sediou pelo oitavo ano consecutivo um evento voltado às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Organizada pela vereadora Eunice Cabral, a reunião contou com a presença de diversas autoridades, como o deputado federal Paulinho da Força, além de mais de 200 pessoas, em sua maioria, mulheres.

Antes do início do encontro, foi servido um coquetel a todos os presentes, que também receberam um kit do evento, composto por camiseta, agenda, caneta, espelho e uma flor.

Representantes sindicais e do Solidariedade de outros municípios marcaram presença e compuseram a Mesa de Honra do evento, realizado na Câmara de Piracaia. Os discursos não pouparam elogios ao trabalho da vereadora Eunice Cabral, que também é presidente nacional do Solidariedade Mulher.

A secretária estadual do Solidariedade Mulher de São Paulo, Cristina Maria dos Santos da Silva, por exemplo, destacou que o assunto que seria tratado na palestra daquele domingo era muito importante. Contou que em sua infância teve problemas com sua autoestima, pois era chamada de gordinha por todos e foi a partir de uma palestra que ela assistiu aos 16 anos que mudou seu modo de enxergar a vida. “Não deixem que seja apenas mais uma palestra. Que vocês aproveitem muito este encontro e saibam que cada um de nós somos importantes para a sociedade”, declarou.

O presidente da Câmara de Piracaia, vereador Wílson Teixeira da Purificação, conhecido como Wílson Rodoviário, agradeceu ao deputado federal Paulinho da Força pelas verbas enviadas ao município por meio de emendas parlamentares. Sobre Eunice, ele contou que antes de conhecê-la, ficou sabendo dos atos que ela praticava em prol das pessoas mais carentes e assim nasceu sua admiração por ela. “É uma honra ter Eunice como colega na Câmara, na Mesa Diretora. Em nome dela parabenizo todas as mulheres e digo que vocês não podem perder a oportunidade de estar à frente dos trabalhos”, observou Wílson.

Em seguida, discursou o deputado federal Paulinho da Força, que primeiramente agradeceu os votos recebidos, especialmente em Piracaia e Bragança Paulista.

O deputado, então, falou sobre a violência contra a mulher, defendendo que esta tem de ser uma luta cotidiana e considerou que uma arma importante para combater esse problema é estabelecer a igualdade de salários para homens e mulheres em trabalhos iguais. “Não podemos admitir que a mulher ganhe até 30% a menos que o homem e trabalhe mais e melhor”, disse Paulinho, acrescentando que já existe projeto sobre o assunto no Senado, mas que ele está parado.

O atual cenário de crise do país também foi comentado pelo deputado, que explicou sobre a importância da mobilização popular e defendeu a saída da presidente Dilma Rousseff por meio de processo de impeachment, ao que foi bastante aplaudido pelo público presente.

A anfitriã do evento, Eunice Cabral, falou um pouco sobre sua história de vida e como conheceu o deputado Paulinho da Força. Disse também que quando recebeu o convite de Paulinho para presidir o Solidariedade Mulher aceitou com a condição de que pudesse realmente trabalhar, e não apenas somar número.

A vereadora piracaiense concordou com as palavras do deputado sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres e defendeu que seja destinado 30% das vagas nos cargos políticos a mulheres. “Entendo que três pontos são essenciais para a mulher: a igualdade de salários; o combate à violência contra a mulher; e a participação da mulher na política”, declarou Eunice, que foi a vereadora mais votada de Piracaia na última eleição.

Sobre os atos de corrupção em nível nacional que vêm sendo descobertos e divulgados recentemente, Eunice considerou que há picaretas, mas que eles existem em todos os lugares e que também há muitas pessoas sérias na política. “Faço política desde a hora que eu levanto até a hora que vou dormir. Não podemos falar que não temos nada a ver com isso. Temos que nos meter, temos que participar cada vez mais e respeitar as diferenças, mas fazer política para todos”, opinou a presidente do Solidariedade Mulher.

Entre os discursos, houve entrega de flores, porta-retratos e a apresentação da Banda Sinfônica de Piracaia, sob o comando da regente Myriam Hungria, que destacou a importância do projeto de música com os jovens a fim de dar-lhes uma oportunidade para o futuro.

O evento se encerrou com a palestra da psicóloga Olga Tessari, que falou sobre as diferenças entre homens e mulheres e destacou a necessidade de se valorizar a autoestima feminina.

AUTORIDADES ENALTECEM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE EUNICE CABRAL

Algumas autoridades presentes ao evento registraram comentários sobre a atuação de Eunice Cabral, não só no município de Piracaia, mas em todo o país.

O presidente da Câmara de Piracaia, Wílson Rodoviário, contou que tem prazer em ter Eunice como colega no Legislativo e que o fato de ela ser a presidente nacional do Solidariedade Mulher faz com que o município ganhe ainda mais.

Já o deputado Paulinho da Força disse que o evento organizado por Eunice já se tornou tradição. Ele também afirmou que ficou muito satisfeito que Eunice tenha aceitado seu convite para presidir o Solidariedade Mulher. “Eunice é uma batalhadora histórica, eu a conheço há alguns anos, estamos juntos nesta luta e pra mim foi muito importante que ela aceitasse essa missão de organizar não só as mulheres de Piracaia, como vereadora que ela é, ou as mulheres de São Paulo, como presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, mas organizar as mulheres no Brasil inteiro. E ela está nesta batalha há algum tempo, então, tenho certeza que com a experiência dela nós vamos estar muito bem representados e o Solidariedade Mulher vai crescer muito pelo trabalho que a Eunice faz, não só aqui em Piracaia, em São Paulo, mas em todo o Brasil agora”, declarou o deputado federal.

Paulinho também comentou sobre as emendas que destinou a Piracaia, atendendo a pedidos da vereadora Eunice, e a Bragança Paulista, por intermédio do vereador Mário B. Silva, que também marcou presença no evento. “Tenho feito várias emendas parlamentares para tentar trazer recursos para as cidades, mas este não é o meu principal trabalho, eu faço emenda na medida em que o deputado pode fazer e tem recursos para fazer, agora meu trabalho principal é defender os interesses dos trabalhadores”, afirmou.

O deputado falou, ainda, sobre a Reforma Política, que está em discussão. Ele contou que fez duas emendas ao projeto sobre esse tema. “Fiz uma para acabar com o voto obrigatório e fiz outra para acabar com a reeleição. Acho que a reeleição não fez bem para o Brasil e acho também que o voto obrigatório deveria ser extinto”, opinou.

SAIBA MAIS SOBRE EUNICE CABRAL

Eunice Cabral é vereadora em Piracaia pela segunda vez consecutiva. No primeiro mandato, foi a segunda mais votada, e na última eleição, a primeira.

Além disso, ela é presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, e presidente da Conaccovest (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados), além de representar o setor em nível internacional. “É o que a minha mãe dizia, a quem muito lhe é dado, muito lhe é cobrado. Mas eu faço todas essas tarefas com muito amor”, declarou.

Eunice é a única mulher que conseguiu se eleger como vereadora em Piracaia neste mandato. Ela defendeu maior participação das mulheres na política, haja vista que o eleitorado feminino é a maioria, 52%. “Dentro da política partidária, a mulher ainda não teve o avanço que deveria ter, então, nosso trabalho aqui, todo ano, é conscientizar as mulheres para que elas tenham cada vez mais vontade de participar da política. Eu acho que nós mulheres olhamos a política com outro olhar, com um olhar diferenciado”, considerou.

Quem esteve no evento em Piracaia pôde conhecer um livro que fala sobre a história de Eunice. “Esse livro fala do Olhar sobre a Rosa, conta um pouco sobre minha trajetória. Sempre digo que a rosa é uma flor muito linda, mas tem muitos espinhos. Minha vida é mais ou menos isso”, explicou.

Como presidente nacional do Solidariedade Mulher, Eunice tem promovido encontros em todo o país. Nos dias 23 e 24 de março, ela esteve em Natal-RN, na Região Nordeste e, em maio, vai a Manaus. “Estou organizando as mulheres filiadas ao partido em nível nacional, promovendo um curso de liderança para elas. Em março, estivemos em Natal e foi um sucesso. As mulheres saíram de lá totalmente motivadas para trabalhar e para ir em frente na política”, contou.

Concluindo, Eunice enfatizou que faz seu trabalho com amor. “Tudo isso pelo que luto talvez eu não alcance, mas se meus filhos, meus netos, meus bisnetos alcançarem uma vida melhor, uma educação melhor, uma saúde melhor, um meio ambiente melhor, um saneamento básico melhor, eu já vou me sentir contemplada, então, eu faço com muito amor, com muita dedicação e com muito respeito à população que me elegeu”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image