Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, realizará ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O “Julho Amarelo” tem como objetivo intensificar as ações de diagnostico e prevenção às hepatites virais.
Entre segunda, 15, e quarta-feira, 17, todas as unidades de saúde intensificarão a oferta de teste rápido. Já no próximo sábado, 20, das 8h às 12h, haverá ação de conscientização no Lago do Taboão, com oferta de teste rápido, aferição de pressão arterial e orientações sobre dengue e escorpião. Nos dias 23 e 30, quando ocorrem os jogos do Clube Atlético Bragantino pelo Campeonato da Série B, será ofertado o teste em frente ao estádio do Massa Bruta, o Marcelão.
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, acontecem de forma silenciosa e nem sempre apresentam sintomas.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus, classificados pelas letras A, B, C, D e E. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito independente do grau de lesão do fígado.
0 Comentários