A magia do cinema movida a energia solar é a proposta do projeto Cinesolar, que chega a Monte Alegre do Sul com atividades gratuitas para a população. Nesta quinta, 3, está programada uma oficina on-line com alunos da EMEF Profª Esther Silva Valente e no sábado,5, na Praça Bom Jesus, a partir das 19h, serão exibidos os filmes “O Lobisomem de Pedra de Fogo” - produzido por moradores de Monte Alegre do Sul, na comunidade de Pedreira - e o longa “Mogli – O Menino Lobo”. A sessão é gratuita.
Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, na cidade de Monte Alegre do Sul o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.
“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.
“O Cinesolar é um projeto pelo qual temos muito carinho. Testemunhar o retorno de suas atividades presenciais, após dois anos paralisadas pela pandemia, merece muita comemoração. A gente espera que a população de Monte Alegre do Sul aprecie com alegria essa oportunidade de reencontrar a tela do cinema com toda a qualidade que esta iniciativa tem”, explica o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.
O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Sul e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

0 Comentários