Isolamento social causado pela pandemia do coronavírus pode explicar a redução de crimes
Bragança Paulista registrou queda nos dados estatísticos sobre violência relacionada à lesão corporal, tentativa de homicídio e furto de celulares. As informações são de janeiro a março deste ano, divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. A maior redução apresentada foi em relação à lesão corporal culposa por acidente de trânsito, de 91 casos no ano passado para 71 em 2020, uma queda de 21,97%
De acordo com nota de imprensa divulgada pelo 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior, assinada pelo major comandante interino Luís Liberato do Nascimento, a redução das ocorrências de lesão corporal culposa por acidente de trânsito pode ser explicada pelo início das medidas de quarentena no estado e no município a partir da segunda quinzena de março.
Os registros mostram que, no período, foram 43 registros de furtos de celulares, contra 47 em relação ao primeiro trimestre de 2019. O major acredita que parte da redução está atrelada ao isolamento social e, ainda, que a conscientização das pessoas em portar o aparelho de forma discreta, somada às ações de policiamento ostensivo preventivo nos locais de maior incidência tenham contribuído para a diminuição dos casos desse tipo de delito.
Já os roubos de aparelho tiveram alta de 13,51% no primeiro trimestre do ano, com 42 registros, contra 37 do ano passado.
Outras ocorrências que tiveram queda considerável nesse período foram: lesão corporal culposa por acidente de trânsito, de 91 casos no ano passado para 71 este ano, uma queda de 21,97%. A queda se repetiu para casos de lesão corporal dolosa, de 15,10%, com 139 casos em 2019 e 118 este ano, e furto de celulares, com redução de 8,51%.
Tiveram alta neste período ocorrências de tentativa de homicídio, sendo seis contra duas no ano passado, e roubo de veículo, com dez registros de janeiro a março, ante sete em 2019.
Para a comandante, desde o início da quarentena, de 17 de março a 21 de maio, observou-se, por meio de comparação realizada com o mesmo período do ano passado, que praticamente todos os delitos apresentaram redução, em decorrência do menor fluxo de veículos e pessoas em via pública e dos estabelecimentos comerciais fechados.
“Observa-se um leve aumento nos atendimentos de ocorrências de perturbação do sossego, desentendimentos familiares, violência doméstica e averiguação de suspeitos, possivelmente pelas pessoas estarem a maior parte do tempo em suas residências aumentando o tempo de convívio familiar”, destacou o major comandante.
ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Segundo a nota, a Polícia Militar padronizou os procedimentos para atendimento de ocorrências e também para o patrulhamento preventivo, como orientação e treinamento para os policiais militares utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra a Covid-19, como luvas e máscaras, bem como a utilização de álcool em gel para a higienização das mãos e limpeza de materiais.
Vale ressaltar que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) tem trabalhado a produção de informação e orientação de motoristas e pedestres que transitam pela cidade, bem como em operações de barreira policiais nas entradas e saídas do município visando à conscientização de todos para a adoção dos cuidados necessários durante a pandemia.
0 Comentários