A Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) irá ampliar o programa Jovens Empreendedores Sebrae (JEEP). O projeto foi realizado no ano passado na E.M. Professor Desembargador Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira e, neste ano, contemplará as escolas da zona rural, atendendo todas as crianças do Ensino Fundamental.
As ações serão desenvolvidas a partir de março. Na manhã da última quinta-feira, 14, ocorreu a formação para os gestores, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa) com o palestrante Marcelo da Silva Duarte, responsável regional do Sebrae Jundiaí (foto).
As escolas de Ensino Fundamental que desenvolverão o projeto durante 2019, com alunos do 1º ao 5º ano, serão: E.M.R. João Rissardi Júnior, no Bairro Água Comprida; E.M.R. Professora Arline Menin Andrade, no Bairro Agudo do Menin; E.M.R. Agudo dos Frias, no Bairro Agudo dos Frias; E.M.R. Eugênia de Souza Camargo, no Bairro Biriçá do Campinho; E.M.R. Maria José de Campos Dorigo, Bairro Boa Vista; E.M. Professora Fernanda Ximenes Fernandes, Bairro da Marina; E.M.R. Bairro Guaripocaba dos Souzas; E.M.R. Bairro Araras dos Mori; E.M.R. Araras dos Pereira; E.M.R. Bairro Biriçá; E.M.R. Bairro Campo Novo; E.M.R. Professora Lenar Alvarez S. Acedo, Bairro do Agudo; E.M.R. Bairro Estiva do Agudo; E.M.R. Therezinha de Lima Bellotto, Bairro Mãe dos Homens; E.M.R. Guari-pocaba da Estação; E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farath, Bairro Bom Retiro; e E.M.R. Bairro Morro Grande da Boa Vista.
O PROGRAMA
O Programa Nacional da Educação Empreendedora visa a promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho, com o objetivo de romper o modelo de uma prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras.
Na educação empreendedora, mais do que ensinar conteúdos técnicos ou apresentar aos alunos os muitos dilemas e desafios da sociedade, eles são capacitados a construírem caminhos, por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas, que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, aliam teoria e prática. Esse é também o cerne e o principal vetor do desenvolvimento de países e regiões que aspiram ver seus jovens se tornarem grandes cidadãos e empreendedores.
0 Comentários