Projeto Imagens Vivas promove Cine Professor e Encontros de Formação de Educadores

A primeira sessão grátis e aberta ao público do Cine Professor, iniciativa do projeto Imagens Vivas, começa nesta terça-feira, 19,  no Mini-Mis Casinha do Lago às 20h. O programa é dedicado ao lazer dos educadores e se propõe a ser um espaço para a apreciação de filmes sem a obrigação da discussão de temas de aulas.

“Salada Russa em Paris” será o primeiro filme exibido. Ele conta a história do professor de música Tchijov que aluga um quarto no apartamento de Corokhov, em São Petersburgo. Eles acabam descobrindo que o fundo do armário é uma janela secreta que se abre para o telhado e os leva até Paris.

O próximo filme a ser transmitido será “Eu Maior”, no dia 16 de setembro e contará com a presença de um dos diretores, Paulo Schultz.

Pelo Cine Diálogo, outro projeto do Imagens Vivas serão exibidos os filmes “Vidas Sobre Rodas”, no dia 2 de setembro, e “A Educação Proibida”, em 30 de setembro. As sessões também acontecerão no Mini-Mis Casinha do Lago, às 20h.

 

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

 

No dia 1º de setembro o projeto Imagens Vivas dará início aos Encontros de Formação de Educadores, ação que promove uma reflexão sobre a relação da linguagem audiovisual com a educação e sua aplicação prática. A formação é destinada a professores e educadores e tem como proposta trabalhar a linguagem audiovisual na educação e cultura.

A ação é gratuita e os encontros foram marcados para os dias 1º, 3, 8, 10, 15 e 17 de setembro e 6 e 8 de outubro, sempre às segundas e quartas, no Mini-Mis Casinha do Lago.

Temas como “Cinema e educação: outras vistas, outras narrativas como enriquecimento cultural”; “Linguagem cinematográfica: o processo de criação no cinema”; “Uma pedagogia do olhar: leitura e construção de significados sobre o que se vê”; “Cinema para ensinar pode ser cinema pelo prazer de olhar?”, “Um acervo de filmes para sala de aula: como e o que escolher?”, “O cinema em programas escolares: como, quando, de que modo?” serão abordados pelo curso Linguagem audiovisual, educação e cultura.

A coordenação da formação é de responsabilidade de Gisa Picosque, pesquisadora independente que desenvolve projetos de arte, educação e cultura em diferentes instituições culturais e educacionais. Ela foi responsável pelo curso “A Cidade e o Patrimônio Cultural”, também destinado a professores, do projeto Memórias Vivas Bragantinas.

As inscrições para os encontros podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail: imagensvivasbra@gmail.com com o assunto “curso de professores”. Os participantes receberão certificados ao final da formação.

O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura de Bragança Paulista.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://www.facebook.com/ConexoesBragantinas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image