Foto: Divulgação
news-details
Empregos

Projeto “Partiu Trabalho 2” oferece oficinas de artes cênicas para jovens em busca do primeiro emprego

As ações do projeto “Partiu Trabalho 2” chegam a Braga entre os dias 20 de setembro e 22 de novembro, com oficinas gratuitas de artes cênicas, direcionadas para jovens que estão prestes a iniciar no mercado de trabalho. O objetivo é ensinar técnicas que auxiliem nessa busca pelo primeiro emprego.

Ao final das oficinas, os estudantes irão apresentar um espetáculo, fortalecendo os laços entre jovens, familiares e a comunidade, além de celebrar as conquistas alcançadas durante o processo de aprendizado.

A iniciativa tem como propósito capacitar os jovens para uma melhor performance em seus primeiros empregos, por meio do desenvolvimento da expressão corporal, habilidades de improvisação e interação em grupo. Também busca explorar a expressão artística e estética dos participantes por meio das artes cênicas, proporcionando um ambiente para o crescimento criativo e pessoal.

No Brasil, conquistar o primeiro emprego ainda é um grande desafio, especialmente para os jovens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE em 2023, a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos é significativamente alta, chegando a cerca de 29%.

Essa realidade é influenciada pela falta de experiência profissional prévia e pela competitividade do mercado de trabalho, que frequentemente exige habilidades específicas e experiência anterior mesmo para vagas de entrada. Além disso, a escassez de oportunidades alinhadas com as expectativas dos jovens contribui para prolongar o período de procura por emprego, impactando não apenas a inserção profissional, mas também o crescimento econômico e social dessa faixa etária.

Diante desse cenário, o Projeto “Partiu Trabalho 2” aborda uma temática relevante para os jovens, usando as artes cênicas como uma ferramenta para organização, expressão e integração. As oficinas promovem habilidades essenciais como comunicação, colaboração e criatividade, além de compartilhar práticas eficazes para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, destacando tanto competências técnicas quanto habilidades comportamentais. O desenvolvimento artístico e cultural dos participantes também é priorizado, oferecendo um espaço para a expressão pessoal e o crescimento em um ambiente de aprendizado contínuo.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa,realizada pelo Ministério da Cultura,conta com produção da Odin Cultura Entretenimento e Publicidade, o apoio da Komedi e Sancell, e o patrocínio da TE Connectivity.

“A TE Connectivity tem orgulho de apoiar projetos que contribuem para o desenvolvimento da sustentabilidade, formando cidadãos comprometidos com o futuro. O patrocínio de projetos sociais reforça nosso compromisso com a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos na realização deste projeto”, dizAna C Balestrini, gerente de Operações América do Sul da TE Connectivity.

Em Bragança Paulista, as ações acontecem na Escola Estadual Marcos Antônio da Silva Guimarães, das 17h às 18h30, e na Escola Estadual Professor Paulo Silva, das 13h15 às 14h45.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image