Foto: Secom
news-details
Geral

Propostas para licitação da barragem do Lago do Orfeu serão apresentadas no dia 30

Aviso foi publicado na edição nº 1453 da Imprensa Oficial do Município

Será realizada no final de janeiro, dia 30, a licitação da reconstrução da barragem do Lago do Orfeu (Concorrência Pública nº 021/2022), localizado no Jardim Europa. A apresentação dos envelopes com as propostas será realizada  às 9h30, na Divisão de Licitação, Compras e Almoxarifado (Paço Municipal, na Avenida Antônio Pires Pimentel, 2.015, no Centro).

A retomada das obras na bacia de retenção foi liberada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 15 de dezembro, encerrando assim a batalha judicial da Prefeitura contra ex-vereadores. A determinação da 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente se baseia no relatório emitido pelo Perito Judicial César Augusto Martin, em abril, nomeado pela Justiça para acompanhar o processo.

HISTÓRICO

Em 2019, durante estudos para a implantação de dispositivos de retenção e amortecimento de pico de cheia (piscinões), foi detectada a necessidade de intervenção prévia devido a problemas estruturais que poderiam acarretar no rompimento da barragem. Se tal rompimento acontecer, a Rua Oswaldo Assis, bem como as imediações, serão impactadas com enchentes.

Após o início das obras e devido a uma denúncia dos ex-vereadores Basílio Zecchini Filho e Marcus Vinicius Valle Junior, pela munícipe Selma Mora Catelani e pela advogada Gabriela de Moraes Montagnana, na condição de representante dos moradores do Bairro Jardim Europa, o Ministério Público instaurou um inquérito civil. Os denunciantes questionaram a necessidade da intervenção e a forma com que o procedimento iria ser realizado, apontando danos ambientais.

No ano passado, o Ministério Público protocolou a ação civil para impedir os trabalhos. A medida liminar deferida pelo juiz Rodrigo Sette Carvalho, da 4ª Vara Cível de Bragança Paulista, proibiu em partes a realização da ação.

Em agosto de 2022, o Juiz Rodrigo Sette Carvalho rejeitou os pedidos do Ministério Público e emitiu uma sentença favorável à Prefeitura de Bragança Paulista quanto à situação do Lago do Orfeu. A decisão ocorreu após conclusão do relatório realizado pelo Perito Judicial César Augusto Martin, em abril.

“Pela inexistência de expressa contraindicação do perito para recuperação da barragem e evitar um dano ambiental maior, inclusive com o risco à integridade física das pessoas que frequentam o local, é pertinente a intervenção em área de preservação permanente”, manifestou o juiz, na época.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image