news-details
JOVEM ADVOCACIA

Publicidade na advocacia

Um dos assuntos que traz muitas dúvidas para advogados e advogadas, ainda hoje, é como podemos utilizar a publicidade e o marketing na advocacia e nos serviços jurídicos. Encontramos no Facebook e Instagram vários perfis jurídicos, entretanto, alguns desobedecem claramente às regras dispostas no Código de Ética da OAB, e isso cria certa insegurança sobre o que é permitido e o que é vedado. O que a OAB veda é a mercantilização da profissão, contudo, você sabe o que é proibido e o que é permitido?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) autoriza a publicidade dos serviços advocatícios como dispõe o Código de Ética e Disciplina (CED), possuindo, inclusive, um capítulo especialmente dedicado à Publicidade Profissional, que está regulamentado por meio do Provimento 94/2000. Sabe-se que quem não é visto não é lembrado, e essa regra vale também no mundo da advocacia, e saber usar a ferramenta corretamente tornará o seu negócio mais rentável, aumentando lucros, logo, seu escritório será economicamente sustentável.

Contudo, é necessário observar corretamente as regras para que o marketing jurídico seja aplicado e trabalhado de forma consciente e cuidadosa. A internet é um espaço onde o profissional pode construir sua imagem, por isso, é importante ter domínio sobre o tema apresentado, consequentemente, é sempre importante embasar seu posicionamento citando fontes confiáveis, e ainda, a OAB permite artigos de opinião em revistas especializadas.

Porém, também podemos dizer que “o carro-chefe” para o marketing ainda é a internet. É a rede mundial de computadores o melhor espaço onde o advogado pode criar notoriedade, tornando-se autoridade no meio jurídico onde está inserido. Com a era digital, os smartphones se tornaram uma extensão dos braços de todos, isso trás um mundo de possibilidades.

De acordo com o Código de Ética da OAB, o advogado pode ter um site próprio, inclusive, atuar nas redes sociais, possibilitando, assim, a expansão do marketing da sua advocacia, aumentando o alcance de públicos do escritório, haja vista que, com as ferramentas corretas, você atinge incontáveis perfis.

O importante é definir seu público-alvo, ou seja, quem você quer atingir com o seu conteúdo. Crie metas e estratégias para seu crescimento; hoje, encontra-se nas redes sociais uma infinidade de conteúdos gratuitos com várias dicas e ensinamentos. Propague conteúdo de qualidade; o importante é ter constância, e dedicação. A melhor maneira de acertar é conhecer todas as regras e limites para a utilização e usar com sabedoria essa ferramenta que está ao alcance de todos.

Gabriela Martins Marques é advogada atuante na Região Bragantina e em Extrema-MG e região, graduada pela Universidade São Francisco e membro da Comissão da Jovem Advocacia da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados de Bragança Paulista e do estado de São Paulo.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image