“Nefasto”, o EP que reúne cinco faixas inéditas e marca a estreia do jovem Lil Meris na cena do Rap, já está disponível em todas as plataformas digitais. Produzido de forma totalmente independente e autoral, o artista criou sozinho desde os detalhes de cada faixa (melodia, mixagem, letras, etc.) até a identidade visual, que não se limita apenas à ilustração da capa, mas também conta com uma série de fotografias e vídeos caseiros, nas faixas disponíveis no YouTube.
“Fúnebre”, “de mau agouro” e “maldição” são alguns dos termos que definem a palavra que dá título ao EP, inspirada na música “Pessoa Nefasta”, de Gilberto Gil. “No rap a gente é meio que amaldiçoado, só se ferra mas faz o ‘corre’ virar, então meio que eu sou nefasto”, diz Meris, explicando que, por causa dos preconceitos enfrentados por ser um jovem negro do rap, é necessário resistir para continuar.
Multi-instrumentista e compositor desde o início da adolescência, Meris já havia composto inúmeras músicas que se espalharam por plataformas da internet, mas essa é a primeira vez que ele reúne faixas nunca lançadas antes, criando uma narrativa que o representa. Além de músico, também é artista visual, e fez questão de trabalhar com fotografias e artes gráficas feitas por ele mesmo no EP.
“Nefasto” é quase uma síntese de sua história, e traz nas letras não só a poesia, mas também um discurso político em uma linguagem acessível, que facilmente pode servir de referência e inspiração, sendo recheado de samples e elementos que vão do funk, hip-hop até a MPB. Sua primeira faixa é intitulada “Gêneses”, em que Meris cria o termo “meristocracia”, falando de autoestima, seus anseios para o futuro e se coloca como um “rei que odeia a monarquia”.
Depois de “Nefasto”, faixa que dá nome ao EP, vem “Nanã, Jeová e Raízes”, que começa com a voz de sua avó seguida por um sample de Cordeiro de Nanã, do grupo Tincoãs, e fala da dura realidade daqueles que vivem em risco na periferia. Após a forte “Métrica Exaurida”, o EP finaliza com a poesia autoral “Olorum”, interpretada por seu pai.

Neste sábado, 29, “Nefasto” é tema do podcast “Falando em Música”, apresentado por Paula Martins, jornalista e autora do livro-reportagem “Música e Tecnologia: Novas Formas de Criar”, do qual LilMeris também participa.
No episódio, que já está disponível no Spotify, Meris marca presença em uma entrevista para falar do novo trabalho e responder perguntas feitas pelo público. Além da conversa, o episódio também conta com faixas selecionadas do EP.
Ouça “Nefasto”: https://linkr.bio/Meris
Confira o episódio “LilMeris fala sobre “Nefasto”, seu primeiro EP” no Spotify: https://bit.ly/falandoemmusicapodcast

0 Comentários