news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: ambrosia

Consta ser a ambrosia um doce em calda que pode ser classificado como doce de colher, feito à base de leite, açúcar  e ovos talhados e cozidos. É a sobremesa mais antiga de Minas Gerais e muito popular no Rio Grande do Sul – locais onde se tinha os ingredientes básicos da sobremesa em abundância na maioria das famílias que criavam galinhas e tinham leite puro. 

A ambrosia tradicional, receita que fiz há muito tempo e faz parte do livro Redescobrindo: receitas da cozinha bragantina, além de ter um processo bastante demorado para o preparo, demanda grande quantidade dos ingredientes, o que, nos dias atuais, não é viável por diversos fatores.

Com o avanço das técnicas culinárias, encontrei e testei uma receita rápida de ambrosia, prática, na medida ideal e que foi aprovada por todos que tiveram oportunidade de experimentar. Por isso, trago para vocês.

- 1 litro de leite integral (pode usar o desnatado também)

- 2 xícaras (chá) de açúcar (360 gramas)

- 6 cravos da índia

- 1 pau de canela

- Suco de 1 limão taiti

- 4 ovos inteiros batidos ligeiramente

Numa panela funda, fora do fogo, coloque o leite, o açúcar, as especiarias, mexa bem e leve ao fogo alto até abrir fervura. Baixe a chama do fogão, deixe o leite ferver por 5 minutos e desligue.

Fora do fogão, coloque no leite da panela o suco de limão e mexa para talhar. Deixe depois sem mexer até esfriar, por cerca de 10 minutos até amornar.

Num prato, coloque os 4 ovos e misture batendo ligeiramente. Misture esses ovos no leite morno e mexa para ficar homogêneo.

Ligue o fogo com chama baixa e espere o leite com os ovos ferver novamente, mexendo de vez em quando, delicadamente, de fora para dentro, por cerca de uns 30 minutos até formar os grumos.

Desligue o fogo, deixe esfriar na panela, transfira para uma compoteira ou tigela funda e leve gelar.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image