Dia desses, resolvi fazer “sozinha”, pela primeira vez, a receita desta carne gelada muito famosa antigamente como opção de lanche.
Em casa, era o lagarto para lanche, mas a maioria das pessoas conhece como “carne louca”. Minha mãe, quando preparava essa carne, na hora de fatiar, pedia ao “seu” João, dono da mercearia defronte à minha casa, para que fatiasse na máquina de frios a peça de lagarto congelado e, quando ela terminava o preparo da carne no dia seguinte, separava uma porção e dava para ele em agradecimento à gentileza de lhe ter fatiado finamente o lagarto.

Hoje já não podemos contar com essa camaradagem, não temos mais esses comércios intimistas perto de casa e, por isso, recorri à faca elétrica e também a uma faquinha afiada para fatiar. O resultado não foi tão bom, devido à minha falta de habilidade com esses instrumentos, mas foram as opções que tive.
Para saber: lagarto é um tipo de carne bovina que fica na porção traseira do animal, separa o coxão duro do coxão mole. É uma carne que apresenta-se de cor clara, magra e muito saborosa. Atualmente, não está tão barata, mas vale a pena o custo-benefício.
- 1 quilo de lagarto
- 2 xícaras (chá) de vinagre
- 1 xícara (chá) de água
- Sal
- 1cebola grande cortada em quatro
- 4 dentes de alho inteiros
Ponha na panela de pressão a carne, os temperos, sal, a água e o vinagre. Tampe e deixe no fogo até pegar pressão. Deixe por 30 minutos e desligue. Deixe esfriar.
.jpg)
Reserve o caldo do cozimento (peneirado) na geladeira para fazer o molho.
Coloque a carne num prato e leve ao freeezer ou congelador para depois cortá-la na máquina ou com faca elétrica em fatias fininhas.
.jpg)
Molho de cebolas:
- 4 a 5 cebolas cortadas em rodelas finas
- Azeitonas pretas picadas a gosto (opcional)
- Pimenta a gosto
- 1 xícara (chá) de óleo
- Meia xícara (chá) de azeite
- Caldo do cozimento da carne que reservou
- Cheiro verde picado
Coloque numa panela todos os ingredientes, deixando por último, após começar a ferver, o cheiro verde.
.jpg)
Deixe ferver em fogo brando até perceber que a cebola está cozida sem desmanchar.
Desligue o fogo e deixe esfriar.
Depois de frio, arrume num pirex camadas de carne fatiada e molho, terminando com o molho de cebolas.
.jpg)
Feche com filme plástico e leve gelar. De preferência, degustar no dia seguinte ou nos próximos para ficar mais saborosa.
Saboreie no pão francês como lanche ou somente a carne como aperitivo.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011
0 Comentários