news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: Peito de frango com quiabo (sem a baba)

Dentre as proteínas animais, na minha opinião, a mais em conta atualmente, e a que nos dá mais opções de preparo, é o frango, especialmente o peito, com ou sem osso e a sobrecoxa, que costumo comprar com mais frequência.

E, para esta semana, a sugestão é o peito de frango preparado com quiabo. E nem precisa fazer cara feia, pensando se tratar de um preparo onde a baba do legume envolve o preparo todo, pois, nesta receita, ele fica sequinho e é uma ótima oportunidade de experimentar quiabo, caso tenha este preconceito.

Você sabia que consumir o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas porque ele é fonte de vitamina K? Além disso, esse alimento contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, que são importantes para a formação óssea e dos dentes. E, atualmente, é este tipo de alimento, rico em minerais e de preço acessível que interessa consumir, e sempre é tempo de revermos e melhorarmos nossos hábitos alimentares, mudando um pouco o cardápio, sempre igual, da família.

Esta receita é de meados da década de 1970, conseguida num dos primeiros programas culinários da televisão, que não me lembro a emissora, mas era chamado “A cozinha de Ofélia”, onde a apresentadora, que dava o nome ao programa, preparava receitas muito boas e diferentes que se transformaram em livros de receita que foram sucesso de venda, na época.

O segredo para o quiabo ficar sequinho é não lavar, somente limpar com um pano limpo ou papel toalha para logo depois cortar em pedaços (em geral, corto em três pedaços cada um) e fritar no azeite para tostá-los e, após este preparo, ser misturado ao frango.

- 4 filés de peito de frango cozidos com temperos e picados/desfiados (desosse ou já compre desossado)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picadinha ou ralada
- 1 caldo de legumes esfarelado
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- Pimenta do reino a gosto
- 1 vidro de leite de coco sem açúcar
- 1 xícara (chá) de água quente
- 700 gramas de quiabos crus, limpos com toalha de papel sem lavá-los e cortados em cerca de três pedaços cada 
- 2 a 3 colheres (sopa) de azeite para fritar os quiabos

Coloque a margarina e o azeite numa panela, frite a cebola, junte o peito de frango já picadinho e refogue. Junte o caldo de legumes, o colorau e a pimenta e deixe alguns minutos no fogo. 

Junte depois o leite de coco e a água quente, misture bem e deixe refogando até os sabores se misturarem. Desligue e reserve.

Numa frigideira, coloque o azeite e depois de quente junte os quiabos envolvendo todos até que fiquem um pouco murchos e brilhantes, sequinhos e tostados.

Junte os quiabos fritos na panela do frango, misture, acerte o sal e está pronto para servir com arroz branco.
 

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Re-descobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image