Neste domingo, comemoramos o Dia das Mães e, representando todas as mães, a coluna de hoje é dedicada à senhora Anésia Pascoal Castilho, mãe do diretor-proprietário deste jornal (e meu confrade na Associação dos Escritores de Bragança Paulista), José Carlos Rodrigues Castilho, e do Joel, do Ivan e da Ivone, que também fazem parte da equipe do Jornal Em Dia Bragança.

Dona Anésia ficou viúva em 1974, e teve que criar sozinha seus sete filhos de sangue (Castilho tinha apenas 8 anos) e mais um sobrinho que acolheu, mesmo sem ter condições. Numa época em que ainda não existia bolsa família, escolas de período integral, este exemplo de mulher batalhadora e mãe criou a família na Rua Joanópolis, na Vila Aparecida, e hoje pode ver, com orgulho, que todo esforço dedicado foi recompensado pelos valorosos seres humanos que contribuem tanto para o crescimento de nossa Bragança Paulista.
O exemplo de vida de Dona Anésia e da família que construiu, me faz entender o significado das palavras União e Fraternidade; alguns dos valores básicos na vida do ser humano.
E a maneira de homenageá-la foi pedindo uma receita que a família Castilho aprecia. Testei, fotografei e adoramos aqui em casa. Nunca tinha feito filés de tilápia dessa maneira. E o peixe à parmegiana recebe o carinhoso nome de “Peixe da Dona Anésia”.
.jpg)
- 2 quilos de filé de tilápia
- 2 cebolas roxa em rodelas finas
- 2 pimentões (amarelo e vermelho)
- Azeitonas
- Orégano
- Tomates em rodelas
- 400 gramas de mus-sarela ralada
- Molho de tomate
- Alho, limão e sal para temperar os filés
- Farinha de trigo para empanar
.jpg)
Tempere os filés com alho socado, sal e limão.
Prepare os outros ingredientes deixando tudo já picado, pronto para usar.
Passe cada filé na farinha de trigo e frite um por um. Reserve.
Depois de todos fritos, montar num pirex ou assadeira como se fosse lasanha, em camadas:

1ª camada – peixe frito
2ª camada – molho
3ª camada – cebola
4ª camada – pimentão
5ª camada – tomate
.jpg)
Repita o peixe frito,
Azeitonas,
Por último, a mussarela e orégano.
Faça apenas 2 camadas.
Leve ao forno baixo para gratinar.
Sirva com arroz branco.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários