Quando encontro pimentões vermelhos num preço mais acessível, aproveito para preparar uma entrada que acompanha bem carnes ou funciona como uma salada sofisticada.
É este pimentão vermelho agridoce que tem um preparo rápido, sendo o mais demorado a retirada da pele, para que fiquem menos indigestos.
Procurei dicas na internet de como fazer esse processo mais rápido, mas acabei optando pelo método tradicional, de tostar cada um na chama do fogão até a pele ficar pretinha. Depois, deixar esfriar num saquinho de papel para abafar e retirar a pele passando um papel toalha ou embaixo da água da torneira; nem precisa de faca para puxar.
.jpg)
Foto: arquivo Maria Inês
Nas receitas antigas em geral (principalmente porque quando a gente resolve repetir uma receita, o faz por um bom período e não esquece dos detalhes), não se coloca a quantia exata de ingredientes. Por exemplo: é muito vago, para os iniciantes na cozinha, ter na receita somente escrito “2 pimentões vermelhos”, então coloquei o peso deles para pode mensurar de acordo com a quantidade dos outros ingredientes e, se necessário, aumentar ou diminui-los.
Com esta medida, o rendimento foi um prato fundo (daqueles grandes, antigos) de pimentões picados em tiras. Rendeu uma boa quantidade de antepasto que pode ser guardado em geladeira por até uma semana ou mais, visto que é cozido no vinagre e depois se adiciona azeite; então não estraga, ao contrário, só acentua o sabor.
Primeiro preparo:
- 2 pimentões vermelhos grandes (650 a 700 gramas no total)
- 1 xícara (chá) de vinagre branco
- 1 xícara (chá) de açúcar
Guarnição:
- 6 a 7 dentes de alho cortados em fatias finas
- 1 colher (sobremesa) de orégano
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
Lave os pimentões e seque num pano de prato. Espete um garfo no cabo e leve na chama do fogão para que fique tostado até toda a pele ficar preta (tenha paciência nesta hora). Coloque num saco de papel ou plástico ou embrulhe num pano até esfriar. Faça o mesmo com o outro pimentão.
Depois de frio, com um papel toalha ou com a mão, retire a pele tirando o resto embaixo da água da torneira. Abra cada um, retire o cabo e as sementes e faça fatias finas no sentido do comprimento e reserve.
.jpg)
Foto: arquivo Maria Inês
Numa panela, coloque o vinagre e o açúcar e mexa bem. Ligue e misture somente o pimentão. Deixe ferver, sem colocar tampa, por cerca de 25 minutos mexendo de vez em quando.
Desligue e deixe esfriar (eu deixei de um dia para outro pois fiz à noite).
Passe os pimentões frios com o molho agridoce do cozimento para uma tigela e misture o alho picado, sal, pimenta, orégano e azeite, misture bem e leve gelar por ao menos 4 horas antes de servir.
.jpg)
Foto: arquivo Maria Inês

Foto: arquivo Maria Inês
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários