news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: sagu de vinho

A receita de hoje tem como ingrediente principal o sagu, sobremesa antiga que, crua, é formada por bolinhas brancas sem sabor, mas, ao colocá-las na água e cozinhá-las, toma uma aparência quase transparente e gelatinosa e agrega a cor e o sabor dos outros ingredientes.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que o sagu, na verdade, é uma fécula (ou amido) altamente benéfica para o organismo. Segundo o site de pesquisa “Conquiste sua vida”, sagu é feito a partir de uma farinha fina de mandioca, uma fécula que se assemelha à tapioca (só que vem em forma de grãos), é livre de glúten e muito indicado para a dieta de celíacos.

Além de preparar o sagu de vinho – que é uma das sobremesas gaúchas mais famosas –, você também pode fazer sagu com groselha caso não use alcoólicos nas receitas, com leite (com coco e canela); com frutas e legumes – opções que também ficam deliciosas e nutritivas. Mas a receita de hoje é o tradicional sagu de vinho, com creme de leite condensado (o creme inglês) para os que apreciam, que preparei para sobremesa do almoço do Dia de Ano. Vamos a ela:

Para cada xícara de sagu cru, coloque:

1 xícara e meia (chá) de água fria e deixe descansar ao menos meia hora.

Enquanto isso, numa panela, aqueça: 1 litro e meio de água com 1 pau de canela de cerca de 2 cm. Junte aí o sagu com a água do molho, misture e deixe ferver, mexendo de vez em quando até ficar transparente e gelatinoso.

Nesse ponto, junte:

1 xícara e meia (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de vinho tinto (se preferir, troque por groselha)

Misture bem e volte a ferver por cerca de dez a quinze minutos no fogo baixo para não grudar no fundo da panela, mexendo de vez em quando. Despeje num pirex, deixe esfriar. Coloque sobre o sagu um plástico filme para não formar uma crosta seca sobre ele e leve à geladeira.

Para acompanhar, o creme inglês:

Numa panela, junte:

1 lata ou caixa de leite condensado

1 lata e meia (medida acima) de leite de vaca

1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho

1 gema desmanchada no leite

Algumas gotas de essência de baunilha

Leve ao fogo mexendo até ferver e engrossar. Mantenha no fogo por uns cinco minutos até cozinhar o amido. Coloque num pirex e sirva ao lado do sagu ou, se preferir espalhe, o creme no sagu já frio e gelado. (Fiz as duas opções – observe na foto).

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

*Fotos: arquivo Maria Inês

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image