
Nesta época do ano, de calor insuportável, fazer um almoço nutritivo e fresco não é uma missão tão simples. O arroz e feijão fica de escanteio. Aqui em casa, ninguém quer comida quente.
Aí, a saída é fazer uma salada de panquecas, em travessa, que é mais rápida de preparar e não resseca, além de ser nutritiva, gostosa e podemos fazer as panquecas de véspera para montar no dia seguinte. E a salada dura até dois dias na geladeira depois de pronta, coberta com plástico filme.
Aqui em casa, preparo três receitas da massa de panqueca, rendendo cerca de 24 discos. Eu uso uma frigideira de 18 cm de diâmetro e, para cada unidade, cerca de uma concha (ou uma xícara de café) de massa na frigideira. Apesar da frigideira ser antiaderente, coloco, a cada três ou quatro preparos, um pingo de óleo e espalho nela para não grudarem.
Para cada “porção” da salada, usamos seis panquecas sobrepostas e entremeadas com os recheios, aí você consegue calcular a quantia para fazer para a família ou até para o almoço das festas de final de ano.
Ingredientes da salada (quantia para 3 receitas)
200 gramas de presunto
200 gramas de mussarela
3 a 4 tomates cortados em lascas finas temperado como salada
1/2 pé de alface picada em fatias finas
1 pote de maionese (eu faço a caseira usando 3 ovos)
Batata palha ou alface picadinha para decorar
Massa (uma receita de panqueca) - Rende cerca de 8 a 9 discos
Coloque no liquidificador e bata até virar um creme fino
A medida é sempre 1 para 1 (usei o copo tipo requeijão, que é maior que o americano):
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal
É importante verificar se a massa não ficou muito líquida pois o tamanho do ovo, em especial, pode influenciar. Aí é só colocar mais uma colher de farinha de trigo e bater novamente. Para as três receitas, aumente tudo na proporção acima (1 para 1).
Coloque na frigideira quente, untada com umas gotinhas de óleo, 1 concha da massa e espalhe por toda extensão, girando a frigideira para isso, deixando uma espessura fina. Espere começar a secar nas laterais e vire com ajuda de um garfo ou escumadeira. Deixe alguns segundos para secar do outro lado e reserve-as num prato.
Montagem de 1 receita:
Num prato, coloque:
1ª camada: panqueca, passe maionese (cerca de 2 colheres para cada camada), coloque 1 camada de presunto e passe rapidamente mais maionese sobre ele para que fique suculenta a camada.
Panqueca untada com maionese
2ª camada: salada de tomates
Panqueca untada com maionese
3ª camada: mussarela
Panqueca untada com maionese. Pode passar maionese sobre a mussarela também
4ª camada: alface picada (salpicar nessa hora sal e azeite se desejar)
Panqueca untada com maionese
Repita mais uma vez as camadas para usar o restante dos discos de panqueca. Aqui você pode juntar na mesma camada os recheios (como o tomate com a mussarela) e terminar untando a última panqueca e salpicando por cima batata palha a gosto ou alface picada. Passe plástico filme no prato para não ressecar a salada e leve à geladeira.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários