O Instituto Federal de Bragança Paulista (IFSP-BRA) promove, de 07 a 11 de junho, a VI Semana da Diversidade, com o tema Representatividade, Educação e Esperança.
Em formato virtual, a ação poderá ser acompanhada pelo canal da instituição de ensino no YouTube ou pela página do projeto no facebook, pelos links:
https://www.youtube.com/c/IFSPBRA/ e https://www.facebook.com/semanadadiversidadeifspbra
De acordo a Comissão da Diversidade do IFSP - campus Bragança Paulista, do latim repraesentare, o termo representatividade tem como significado de origem a ideia de “colocar-se à frente” ou “tornar-se presente”, revelando a responsabilidade agregada à essa terminologia e o grau de importância que a palavra leva ao cotidiano de diversos agentes ansiosos pelo seu local de fala.
Sendo assim, é necessário ressaltar a importância do reconhecimento como mantenedor entre a igualdade e a diferença, dos direitos individuais e dos coletivos, e das construções identitárias.
Nessa perspectiva, quase sempre as minorias sociais não são menores em quantidade, mas sim em representação, faltam-lhes indivíduos com os quais possam identificar-se ou reconhecer-se, dentro de um arcabouço de redescoberta.
Os sujeitos que compõem tais grupos e/ou possuem classes socioeconômicas distantes da dominante não estão presentes em diversos espaços sociais, como nas instituições de ensino superior públicas, protagonizando conteúdo artístico e midiático, ou em cargos de grande prestígio e de alta hierarquia.
Assim, a expectativa de tempos melhores deve mover-nos na direção das trilhas de conhecimento, reconhecimento, respeito e amor próprio e ao ser humano como um todo. Desencadeia-se, então, um processo de resgate da esperança, de tomar-se medidas mais acertadas, visando uma melhor coexistência, sobretudo após esse mergulho pelos mares da representatividade.
É papel da educação buscar a concretude para esse lugar de fala, por meio de espaços que promovam a ação, a adesão e a participação dos representados, possibilitando caminhos mais democráticos e plurais. Dessa maneira, a diversidade poderá ser compreendida em todos os seus conceitos e abordagens, que envolvem pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e heterogeneidade.

A programação traz lives, bate-papos e interatividade. Todas as atividades terão certificados para os participantes. Confira:
14h - Desconstruindo a gordofobia: estereótipos, mídia e nutrição
Com Agnes Arruda, Gabriela Daniel Arces e Fernanda Tiesti
19h - Aspectos da violência contra a mulher com deficiência
Com Isadora Nascimento e Priscilla Selares
16h - Voz das guerreiras yamurikumã
Com Kaiulu
19h - Desmistificando a multidisciplinaridade entre carreira e formação
Com Agnes Helena
13h30 - Mulheres nas artes
Com Nina Barreto e Fatinha Gomes
16h15 - Educação Antirracista
Com Huyra Araújo e Carol Jango
19h - Mulheres na TI: Importância da representatividade
Com Desiree Santos
10h - Evangélicos: diversidade e cultura política
Com Fábio Bezerril e Rafael Rodrigues da Costa
14h - Des-Viados: Existências que incomodam
Com Elias Teixeira de Oliveira
17h - Sarau da Diversidade
19h - Coletivo Negro Por quê?
Com Rodrigo da Silva Rocha e Thiago Iaqeb Ahmose
14h - Mitologia afro-brasileira e a ética do acolhimento às diferenças
Com Tadeu Mourão
19h - Representação Estudantil: Importância e desafios
Com Murilo Rafael, Angélica Tyemi Yamasaki, Jean Torres, Karla Albuquerque e Camila Maria
Para saber mais, acesse: http://bra.ifsp.edu.br/diversidade
0 Comentários