No fim do ano passado, com a ocorrência de chuvas intensas, o nível da Represa Jaguari/Jacareí chegou a subir e manteve por alguns dias certa estabilidade. Porém, a situação favorável durou pouco e a queda do volume operacional do reservatório foi novamente registrada.
Até o dia 27 de dezembro, a Jaguari/Jacareí estava com 7,46% de sua capacidade. Desde então começou a cair gradativamente, registrando 7,45% no dia 28, 7,39% no dia 29, 7,36% no dia 30 e terminando 2014 com 7,31%.
A diminuição no volume operacional da represa continuou nos primeiros dias de 2015. No dia 1º, ele era de 7,23% e caiu dia após dia, chegando nessa segunda-feira, 12, a 6,27%.
O volume de água que está sendo computado no Reservatório Jaguari/Jacareí corresponde à segunda cota do volume morto. Na primeira semana do ano, Bragança Paulista sofreu com mudanças nas características da água, pois, apesar de não ser abastecida pela represa, a cidade capta o líquido do Rio Jaguari, 450 litros por segundo, e a diminuição da vazão no reservatório contribuiu para que as condições do recurso natural fossem afetadas.
O nível da Represa Jaguari/Jacareí, bem como de outros reservatórios do Sistema Cantareira, pode ser verificado pelo site: http://www2.sabesp.com.br/mananciais/divulgacaopcj.aspx.
0 Comentários