Foto: Divulgação
news-details
Educação

Retomada das aulas no município em setembro está suspensa

Secretaria Municipal de Educação avaliou que há claros riscos de surtos de coronavírus nas escolas neste momento, mesmo tomando as devidas precauções

O município de Bragança Paulista não irá aderir à retomada das atividades escolares na terça-feira, 8. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na última quarta, 2, que afirmou ter considerado “a necessidade de ouvir pais, alunos e profissionais da educação no que se refere ao possível retorno às aulas” e “a importância de avaliar criteriosamente os riscos à saúde da comunidade escolar nesse momento de pandemia”.

Nessa primeira etapa, o governo estadual permitiu que houvesse retorno das atividades de reforço, recuperação e acolhimento, dando autonomia aos municípios que estão há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo para optar ou não pela retomada.

Nos lugares onde ocorrerá a volta às aulas, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o limite máximo é de até 35% dos alunos em atividades presenciais. Já para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o limite máximo é de 20%.

Em Bragança, a pasta informou que, antes de tomar a decisão, ouviu a comunidade escolar, tendo 83% dos entrevistados se manifestado contrários ao retorno das atividades ainda neste mês. A pesquisa contou com a opinião de 8.424 participantes, dos quais 1.517 são funcionários da SME e 6.907 são pais e responsáveis de alunos.

Outro critério analisado foi a manifestação do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, que realizou estudo sobre a soroprevalência no município, com base nos testes realizados até 17 de agosto, que concluiu que de 15,5 a 20,4% das crianças de zero a nove anos são soroprevalentes.

Segundo a secretaria, “com a retomada das aulas e com a consequente possibilidade de aumento na transmissão da Covid-19 entre alunos, professores, funcionários e colaboradores das escolas, torna-se necessário reiterar as diretrizes já definidas para prevenção e controle dos casos, bem como as ações estratégicas frente aos casos de Covid-19 que venham a surgir, de acordo com os protocolos vigentes”.

Além disso, a pasta ressalta que há claros riscos de surtos de coronavírus nas escolas neste momento, mesmo tomando as devidas precauções. Por fim, informou que, antes de definir uma possível retomada das aulas em 7 de outubro, data para a qual está prevista a retomada oficial das aulas, realizará novas avaliações e pesquisas.

Esse retorno só ocorrerá se 80% das regiões estiverem por 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo. A retomada será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.

Vale ressaltar que, além da rede municipal, não estão autorizadas neste momento as atividades nem na rede estadual, nem na privada, sendo a medida aplicada a toda a educação básica, isto é, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image