A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta que produtos de prevenção contra o coronavírus, como máscaras e luvas, não devem ser disponibilizados à coleta seletiva, independentemente de se tratarem de casos suspeitos ou não, pois correm o risco de estarem contaminados, devendo ser descartados em lixo comum.
Para descarte correto, os resíduos em geral devem ser colocados em sacos duplos, bem fechados, e com no máximo 2/3 (dois terços) preenchidos da capacidade total de armazenamento, evitando o rompimento. O lixo deverá ser descartado nos horários de coleta destinada ao lixo convencional. Além disso, é importante observar se não há perfurações nas embalagens, acondicionando os objetos cortantes em caixas de papelão ou garrafas pets.
A orientação é manter a contaminação fora do alcance dos profissionais de limpeza urbana, como coletores, garis, agentes ambientais das cooperativas de reciclagem e entre outros, que são fundamentais na zeladoria da cidade. Por isso, é importante a população respeitar as medidas, atendendo às recomendações necessárias para evitar contágio.
0 Comentários