
Você já viu ou ouviu falar no macarrão japonês feito de arroz, sem glúten, geralmente usado para preparos frios, conhecido como bifum? É aquele macarrão fininho e branquinho que tem sempre nos restaurantes self service.
Se ainda não teve a oportunidade de conhecer ou de se atrever a fazer um preparo com esse macarrão, chegou a hora de testar.
Havia muito tempo que aqui em casa não se fazia. Então, aproveitando que domingo passado foi meu aniversário, resolvi mudar um pouco a entrada do almoço e, no lugar da tradicional maionese, a batata deu lugar a esta salada. Esta é mais uma daquelas receitas que redescobri no meu caderno que, com o tempo, havia parado de preparar.
A salada de bifum foi uma receita trazida de um dos restaurantes para o qual meu marido entregava verduras e, todas as vezes que por aqui saboreávamos, era ele quem preparava. Isto significa que é muito simples de fazer. Tendo os ingredientes, o preparo não leva meia hora. E, se acaso sobrar salada, mantida em geladeira, no dia seguinte, ela fica mais saborosa.
Lembrando que este tipo de macarrão você encontra no setor de produtos orientais ou no dos produtos especiais para os intolerantes ao glúten. Esta marca que comprei, com embalagem nova, tem no verso a história da japonesa que trouxe a receita artesanal que até hoje seus bisnetos seguem, na produção do bifum. Ela tem quase 92 anos e mora na cidade de Suzano, atualmente. Achei interessante esta informação no verso do pacote, uma reverência à tradição familiar; respeito muito isso.
Comece pelo molho da salada. Faça a mistura com:
1 1/2 copos de vinagre de álcool
1/2 copo de água
1/3 (um terço) copo de açúcar
2 colheres de óleo de gergelim (pode trocar por azeite)
Misture os ingredientes numa panela e leve ferver. Use após esfriar.
Prepare o macarrão:
1 embalagem de macarrão de arroz – bifum (vem 200 gramas e rende bem)
1 1/2 litros de água fervente
Ferva a água. Enquanto isso, coloque o macarrão numa tigela onde ele possa ficar imerso na água. Despeje a água sobre ele e deixe por 3 minutos que amoleça. Escorra em peneira e reserve.
Prepare os temperos da salada:
3 ovos batidos em omelete só com sal (picado em tirinhas)
1 pepino japonês (ralado tipo palha)
1 cenoura (ralada tipo palha)
100 gramas de presunto picado em tirinhas (você pode trocar por kani kama desfiado)
Numa tigela, coloque o macarrão e misture os ingredientes picados/ralados e vá misturando o molho já frio. Leve gelar ao menos por 1/2 hora antes de servir.
Esta quantia serve de 6 a 8 pessoas fartamente.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários