O atual secretário de Cultura da cidade de Atibaia, Samuel Quinto, é o convidado da próxima semana do Programa Papo D’Oro Entrevista, que vai ao ar na terça-feira, 10 de junho, às 10h, com transmissão pelo YouTube do Portal D’Oro e também pelo site: www.portaldoro.com.br. Os internautas que perderem a exibição ao vivo poderão acompanhar a entrevista na página oficial do programa no Facebook.

Samuel Quinto nasceu em Belém-PA e cresceu em Salvador-BA, onde começou a tocar piano aos 7 anos, inicialmente influenciado pela música gospel em sua igreja. Autodidata, desenvolveu habilidades em piano, harmonia, composição e arranjo, tornando-se pianista da igreja aos 12 anos.
Aos 25 anos, abandonou o curso de Engenharia Civil na UFBA para seguir a carreira musical, iniciando como pianista no Hotel Marriott, na Costa do Sauípe. Sua trajetória o levou do jazz tradicional ao jazz latino, fortemente influenciado por Michel Camilo, Chick Corea e Gonzalo Rubalcaba.
Em 2004, mudou-se para Porto, em Portugal, onde formou o “Samuel Quinto Trio” e atuou como pianista e professor de jazz e latin jazz. Lançou seu primeiro CD, Latin Jazz Thrill (2007), seguido por Salsa 'n Jazz (2009), realizando turnês pela Europa e Brasil.
Foi fundador do primeiro curso de Jazz Latino da Península Ibérica, na Escola Jazz ao Norte (Porto), e diretor artístico do jazz club B-flat. Lecionou workshops e masterclasses em várias cidades do Brasil e da Europa.
Como compositor erudito, criou obras como a Sinfonia nº 1 - Pascha Aeternam (2011) e a Ópera Pascha Aeternam (2013), além de outras peças para orquestra, coro e balé. Atuou como ministro de Música em igrejas no Brasil e dirigiu espetáculos sinfônicos.
Samuel é Fellow da Royal Society of Arts (Londres) e membro de diversas organizações musicais internacionais, incluindo o International Council of Traditional Music (Unesco) e a National Federation of Music Clubs (ONU). Recebeu honrarias como o título de Comendador pela Sociedade Brasileira de Artes, a Medalha do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes e o Troféu Castro Alves.
Em 2019, assumiu a direção de música e artes cênicas da Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo, e passou a lecionar na Universidade Anhembi Morumbi. É também Embaixador de Artes pela ONU e ocupa a cadeira 49 da Academia de Letras e Música do Brasil.
Lançou o livro “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada” (2016) e o DVD Latin Jazz Piano Solo - Live in São Paulo (2015). Atualmente, segue em turnê pelo Brasil e Europa.
Seu estilo é caracterizado pela fusão entre jazz latino, música brasileira, ritmos cubanos e elementos africanos, com destaque para sua precisão pianística e criatividade na improvisação. É considerado um dos maiores representantes do jazz latino na Europa, com reconhecimento internacional por veículos como All About Jazz, The Latin Jazz Corner e Latin Jazz Network.
0 Comentários