news-details
Palavras de Amor e Vida

São João 10, 27-30

4º domingo da Páscoa – Ano C – Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. – Palavra da salvação. 

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. Ao ler essas palavras, podemos ter a falsa impressão da predestinação. Torna-se, pois, necessário perguntar: quem são as ovelhas de Jesus? A resposta é óbvia: toda a humanidade, já que foi criada por Deus a partir de Adão e Eva. Então toda a humanidade forma o rebanho de Jesus? Não! Apenas as ovelhas que escutam a sua voz. E escutar a voz não é só ouvir, mas prestar atenção às suas palavras e cumprir tudo o que Jesus ensina, conduzindo sua vida dentro dos mandamentos e da vontade de Deus. Isso é comportar-se como cristão. As ovelhas de Jesus são as pessoas que realmente assumiram uma vida como a de Cristo. Jesus as conhece porque elas o seguem.  

Nesse seguimento, não há predestinação, uma vez que ao homem e à mulher foi dado o livre arbítrio, isto é, cada um decide sobre o caminho a seguir. E existem apenas dois caminhos: o do bem e o do mal. Aqueles que escolhem o caminho do bem fazem a opção por Jesus, constituem suas ovelhas e formam o rebanho cristão. Ele as conhece porque elas o seguem. Eis o grande privilégio de quem segue Jesus: “eu as conheço”. Nunca haverá a possibilidade deste fiel bater à porta do Mestre e Ele perguntar: “mas quem é você?” Ele o conhece e vai recebê-lo de braços abertos, num longo e carinhoso abraço, como verdadeiro Pai. Tenha certeza, porque Jesus é o Bom Pastor e não abandona as suas ovelhas. Defende-as de todo o mal e até deu sua vida por elas. 

“Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão”. O caminho do bem nos conduz à vida eterna. Esse caminho é o próprio Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Não há possibilidade de o cristão se perder nesse caminho, embora o mundo ofereça muitas opções diferentes da verdadeira escolha que é Cristo, porque Jesus é um pastor que zela pelo seu rebanho. Ele não dorme em serviço. Está atento às nossas necessidades e as atende mesmo antes de pedirmos: “Buscai antes o Reino de Deus e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo (Lc 12,31). O bom Pastor é Jesus que indica o caminho e provê as necessidades, tanto espirituais como físicas. Ele cuida de seu rebanho noite e dia, garantindo assim a sua existência. 

“Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”. O Pai é Deus. Todas as ovelhas lhe pertencem e ninguém pode tirar essas ovelhas de sua mão porque Ele é maior que todos. A proteção divina coloca-se acima de toda vontade estranha ao ser humano. Nada o pode afastar de Deus a não ser sua própria vontade. Por isso, o homem e a mulher exercem o livre arbítrio. Podem escolher entre o bem e o mal. Escolhido o bem, Jesus Cristo, nada os impedirá de seguir tal preferência, porque Jesus e o Pai são um só.

A missão salvadora de Jesus, o bom Pastor, foi determinada pelo Pai: “Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra” (Is 49,6). Ele se anuncia a seus discípulos como essa luz (Jo 8, 12) e com a mesma autoridade do Pai os envia a exercerem tal função no mundo: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Os sucessores de Jesus e dos apóstolos são o Papa, os bispos, os presbíteros, diáconos, seminaristas, agentes de pastoral e todo batizado que devem exercer o ministério como Jesus, o Bom Pastor: com humildade, dedicação e, sobretudo, disponibilidade. O pastor, servo de Jesus, deve estar disponível, em tempo integral, ao atendimento dos fiéis e prepará-los para maior glória e louvor de Deus. 

Paulo Trujillo Moreno, professor licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, formado em Teologia para leigos pela Diocese de Bragança Paulista e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito. 

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image