news-details
Palavras de Amor e Vida

São João 20, 19-31

2º domingo da Páscoa – Ano C19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”. 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. – Palavra da salvação. 

“A paz esteja convosco”. Que bela saudação para aqueles discípulos tão cheios de dúvidas! As mulheres diziam que viram Jesus ressuscitado, mas quem acreditava nelas? Os discípulos de Emaús também tinham reconhecido Jesus no companheiro de viagem. Pedro e João viram o túmulo vazio e João tinha acreditado na ressurreição. Mas quem teria certeza? Agora, sim, era Jesus mesmo quem lhes aparecia e os saudava, mostrava-lhes as mãos e o lado transpassado pela lança do soldado romano. Agora, eles viram e se alegraram. O Mestre estava realmente vivo, ressuscitado, para animá-los na missão de evangelização que vão receber.  

“Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Esta é a missão de cada cristão, de cada discípulo de Jesus: o Pai enviou Jesus para anunciá-lo a nós e Jesus nos envia para anunciar o Pai e o Filho (Jesus) a todos os nossos semelhantes. Nosso anúncio não é feito apenas com palavras, mas com ação, com exemplo de vida cristã. Para bem desenvolver nosso trabalho, Jesus nos envia o Espírito Santo, no dia de nosso batismo, como fez com os discípulos no dia de Pentecostes, em que se torna realidade a Igreja de Cristo: “Soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo.’” À Igreja organizada, com missão determinada, faltam apenas os trabalhadores dispostos, animados, sinceros, objetivos, sem se deixar conduzir pelo materialismo do dinheiro. Pensemos nisso: a messe é grande, faltam-nos trabalhadores desapegados dos bens. 

“Não seja incrédulo, mas fiel”. Palavras duras que Jesus diz a cada um que resiste em aceitar o seu amor. Deus é fiel. E quer que cada um seja fiel a Ele no cumprimento de sua missão aqui na Terra. Creia nele e será salvo. A condição principal é a fé em Deus porque sem ela nada poderemos fazer. Nunca diga: “Só acredito vendo”, porque Deus não precisa de nós, nem precisa provar-nos nada. Somos nós que precisamos dele. 

“Meu Senhor e meu Deus!”. Se grande foi a ofensa de Tomé ao duvidar do Senhor, também grande foi seu arrependimento e, por isso, proferiu esse ato de fé tão bonito. É um verdadeiro grito de arrependimento sincero e de louvor. Deve-se repeti-lo sempre durante a vida, seja nos momentos felizes, seja nos momentos de provação.

Paulo Trujillo Moreno é professor licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, formado em Teologia para leigos pela Diocese de Bragança Paulista e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito. 

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image