A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, no último dia 13, o primeiro caso humano de febre amarela em 2025. Trata-se de um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que estava recentemente na cidade de Socorro e não tem histórico de vacinação. Além do caso confirmado em humano, há registros de casos confirmados em macacos na região de Ribeirão Preto e na cidade de Pinhalzinho.
O melhor método de prevenção contra a febre amarela é a vacinação, que está disponível em todas as unidades de saúde. Para pessoas que se deslocarão até áreas de risco, recomenda-se que a vacinação seja realizada pelo menos dez dias antes, principalmente para indivíduos que serão vacinados pela primeira vez.
O imunizante está entre as principais vacinas de rotina do calendário infantil que tiveram uma leve redução na cobertura vacinal em 2024 (85,21%) em comparação com os dados de 2023 (86,84%).
Para a zona rural, a vacinação ocorre de forma seletiva para toda população a partir de 6 meses de idade. Já para a zona urbana, a vacinação também é seletiva, porém, para pessoas acima dos 9 meses.
Caso encontre o macaco doente ou morto, é importante que a população não coloque as mãos no animal e entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) por meio do telefone: (11) 4033-0283 ou e-mail: uvz@braganca.sp.gov.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários