Desde o último dia 19, a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), vem facilitando o atendimento de pessoas trans e travestis com médico endocrinologista, especialidade capacitada para condução da terapia hormonal. O serviço é oferecido na Rua Dr. Freitas, s/nº, no Lavapés (piso superior do Centro de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
“Até o presente momento, atendemos 29 mulheres trans e 25 homens trans. As pessoas trans buscam o serviço para iniciarem a terapia hormonal [..]. Dessa forma, colaboramos para que as pessoas trans passem a ter mais oportunidades e inclusão social”, disse a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Mariana Quilici.
Além do endocrinologista, o SAE também oferece atendimentos com infectologista, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo e nutricionista, bem como fornece medicamentos, exames laboratoriais, insumos de prevenção (como preservativos masculino e feminino), testagem rápida para infecções sexualmente trans-missíveis e autoteste para diagnóstico do HIV.
0 Comentários