A Secretaria Municipal de Saúde irá promover diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”, para estimular os homens bragantinos a cuidarem de sua saúde de forma integral.
A mobilização acontece para reduzir a morbidade e a mortalidade dos homens a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata – a segunda doença que mais mata homens no mundo.
Segundo o Inca, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, esta é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
A recomendação do Inca é que os homens estejam sempre em alerta a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Dia 13 - 8h - Unidade Arara dos Mori - Atividade: Orientações sobre o câncer de próstata + Fisioterapia + Café da manhã;
- 14h - Unidade Vila Aparecida - Atividade: Roda de conversa para orientar sobre o câncer de próstata e estimular essa população a melhorar a participação nas ações de saúde e no autocuidado.
Dia 14 - 8h - Unidade São Vicente - Atividade: Orientações sobre o câncer de próstata e diabetes;
- 8h - Unidade Vila Motta - Atividade: Ação com o grupo Qualidade de Vida: palestras sobre as temáticas propostas e atividades físicas + Aferição de glicemia capilar + Montagem de grupo para cuidados com o pé do diabético.
Dia 16 - 9h30 - Unidade Móvel - Atividade: Palestra sobre prevenção do câncer de próstata.
Dia 17 - 9h - Unidade Hípica Jaguari - Atividade: Ação com o grupo Qualidade de Vida sobre prevenção do câncer de próstata;
- 9h - Unidade São Lourenço - Atividade: Roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata.
COLETA DE EXAME SANGUE
No dia 23 de novembro, das 17h às 19h30, as unidades Águas Claras, Planejada I, Planejada II, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida farão coleta do exame Antígeno Prostático Específico, ou PSA, que é utilizado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assinto-máticos com 50 anos ou mais.
É importante seguir algumas orientações antes da coleta: realizar jejum de três horas; não ultrapassar 15h de jejum; não fazer atividade física ou realizar esforço nas últimas 24h e até o dia do exame; a ingestão de líquidos deve ser mínima para não interferir nos exames; medicações de uso contínuo devem ser tomadas normalmente; é importante levar os nomes dos medicamentos em uso, inclusive vitaminas e suplementos; não ter relação sexual ou ejaculado nas últimas 48h antes e até o dia do exame; não andar de bicicleta, moto, cavalo nas 48h antes e até o dia do exame; não ter utilizado supositório, sonda uretral ou exame de toque nos últimos três dias; não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias; não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 21 dias; e não ter realizado biópsia, urodinâmica nos últimos 30 dias.
0 Comentários