Foto: Dimp
news-details
Geral

Sebrae realiza evento sobre o potencial turístico do município

Investimentos turísticos estão sendo feitos para alavancar o turismo bragantino

Na noite da última segunda-feira, 12, foi realizado, no Centro Cultural Geraldo Pereira, o evento “Potencial Turístico de Bragança Paulista: Aproveite o turismo para lucrar mais e alavancar seu negócio!”. A reunião foi realizada pelo Sebrae-SP Jundiaí, com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

O objetivo do encontro foi profissionalizar, alavancar e fortalecer o turismo de Bragança Paulista. Estiveram presentes as secretárias municipais Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios), o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), André Azzi, membros da rede hoteleira, artesanato, comércios, bares, restaurantes, representantes do Coletivo Socioambiental e da Associação Bragança Mais, entre outros.

Na ocasião, o analista de negócios Sebrae-SP Jundiaí, mestre e bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Guilherme Mendes Thomaz, ministrou a palestra “Oportunidades e Benefícios do Turismo para seu negócio”. Em seguida, foram apresentadas as soluções setoriais do Sebrae-SP para o turismo de  Bragança Paulista.

A secretária de Cultura e Turismo comentou que este é o momento de executar as ações que já estavam sendo planejados. “Quem faz acontecer o turismo é a iniciativa privada, cabe à Prefeitura dar todo o apoio necessário, oferecer infraestrutura, sinalização e traçar diretrizes para o fomento do turismo, colocando o nome da cidade no roteiro turístico brasileiro”, disse Vanessa.

Seguindo o que está no Plano Municipal de Turismo, que tem o intuito de tornar a atividade turística um importante segmento econômico para o desenvolvimento do município, a Administração vem realizando ações para alavancar produtos locais, como linguiça, café e mel, além dos que estão se destacando cachaça e cerveja bragantina.

Conforme proposto no Projeto de Lei nº 9465/2018, de autoria de Herculano Passos, que está tramitando na Câmara dos Deputados, a Prefeitura está fomentando a estruturação da Indicação Geográfica (IG), para tornar a cidade a Capital Nacional da Linguiça. Além disso, foi resgatado o tradicional Festival da Linguiça, evento que representa a identidade da cidade, sendo um importante atrativo turístico que fomenta investimentos na cidade.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, foi criada a Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista, que tem como objetivo revitalizar a tradição cafeeira na região, modernizar os métodos de produção e gestão, trabalhar de maneira sustentável e ambientalmente equilibrada e criar um café diferenciado, especial e de alta qualidade para competir no mercado nacional e internacional.

No início do ano, foi inaugurado o Barracão Industrial e Central de Processamento de Mel - Central Apícola, localizado no “Ceasinha – Centro de Abastecimento de Bragança Paulista”, que fica no Jardim da Fraternidade, zona norte da cidade. No local, foram instalados equipamentos e utensílios que estão sendo utilizados pela Associação dos Apicultores da Região Bragantina (AARB), com o intuito de oferecer subprodutos do mel da mais alta qualidade à população.

Nesse encontro, ficou definido que uma das primeiras soluções será a uniformidade da linguagem e discurso dos envolvidos com o turismo, com o intuito de focar em um pensamento coletivo que beneficie a todos.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image