Nesta semana, a rede municipal de ensino inicia o ano letivo de 2015. Por isso, o Jornal Em Dia conversou, na sexta-feira, 6, com a secretária municipal de Educação, Huguette Theodoro da Silva, que contou algumas novidades que alunos e profissionais da área vão encontrar.
Inicialmente, Huguette disse que se reuniu na quinta-feira, 5, com supervisores e diretores das unidades escolares, a fim de tratar da organização do ano escolar e divulgar as mudanças e novidades que ocorrerão este ano.
Uma delas é com relação aos kits de uniforme escolar. A partir deste ano, será distribuída nos kits de inverno uma blusa de moletom flanelado, além da calça e da blusa aberta com zíper. A Administração também trocou o modelo dos tênis dos kits, que agora serão mais reforçados e de melhor qualidade, e distribuirá para as alunas saias-short nos kits de verão. “Começaremos a distribuir os vouchers para a entrega dos uniformes já nesta semana”, afirmou Huguette.
Os kits de material também trarão mudanças em 2015. Além dos materiais que vinham sendo entregues até então, haverá acréscimo de objetos relacionados às aulas de Artes. “Além disso, as escolas receberão kits pedagógicos, conforme o número de alunos. Esses kits são compostos por materiais de escritório, papelaria e Artes, como grampeadores, guilhotinas, papel crepom e cartolina de todas as cores, fitas adesivas, enfim, uma infinidade de materiais que os profissionais da Educação terão à disposição”, contou a secretária e vice-prefeita, que estimou a entrega desses kits para depois do Carnaval.
Outra novidade que deve promover alterações na rotina de pelo menos seis escolas da cidade é a implantação dos tablets, promessa de campanha da atual Administração. De acordo com Huguette, os tablets serão distribuídos aos alunos de 4º e 5º anos das Escolas Municipais Jorge Tibiriçá, Francisco Murilo Pinto, Creusa Gomes de Azevedo, Terezinha de Lima Bellotto, Orlando Pinto de Oliveira e Antônio Dorival Monteiro de Oliveira, a partir de março deste ano.
A Secretaria Municipal de Educação também adquiriu notebooks para os professores que vão atuar nas turmas que receberão os tablets e datashows interativos.
“Escolhemos algumas escolas estratégicas e vamos ver como vai funcionar. O importante é que todos entendam que os tablets serão uma ferramenta a mais na aprendizagem dos alunos, mas não a única. Na verdade, será um aprendizado para todos nós”, comentou Huguette.
Sobre as escolas que estão em construção, a secretária disse que a Viscondessa da Cunha Bueno deve ser entregue em maio e então será a primeira escola sustentável da cidade, com dispositivo de aproveitamento de água da chuva, por exemplo.
Também segue em obras a escola do Jardim São Miguel, que tem previsão de ser concluída ainda neste ano, e a da Saada Abi Chedid. Há propostas de construção de creches, mas são obras que ainda não começaram. A secretária de Educação explicou que as obras feitas por meio de convênio com o governo estadual ou federal dependem do repasse de verbas e, por isso, às vezes há atraso.
A respeito das vagas da rede municipal, Huguette afirmou que há 14.173 alunos matriculados, mas ainda há vagas. Conforme enumerou a secretária, há 406 vagas para creches e 405 para pré-escola, na zona urbana, além de mais 122 vagas para pré-escola na zona rural, totalizando 933 vagas disponíveis para o Ensino Infantil. No Ensino Fundamental, a rede municipal dispõe de 1.992 vagas na zona urbana e 677 na zona rural. “Tenho vagas para todos, mas nem sempre elas são onde as mães querem”, disse Huguette quando indagada a respeito das filas de espera para vagas em algumas unidades.
Além disso, a secretária ressaltou que neste ano devem ser concluídas as discussões a respeito do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. Para tratar do assunto, foi formada uma comissão com um representante de cada unidade escolar. As sugestões feitas foram analisadas e aquelas que são possíveis estão sendo incluídas no plano, disse Huguette, que estimou que a Câmara deve receber ainda em 2015 o projeto referente à medida. Antes, porém, o novo Plano de Cargos e Carreiras do Magistério deve passar pelo crivo das Secretarias Municipais de Finanças, Assuntos Jurídicos e de Administração.
“Quero caminhar de mãos dadas com a rede municipal e deixar um legado de conquistas para a classe que resulte em qualidade de trabalho para os profissionais”, afirmou a secretária.
O Jornal Em Dia então questionou Huguette sobre os rumores de sua saída da pasta da Educação. Ela respondeu que não há nada de verídico na informação e que por enquanto não pretende deixar o cargo. A partir do dia 23 de fevereiro, Huguette assume, assim como fez em 2014, o comando da Prefeitura, devido ao afastamento do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que estará em período de férias.
O início do ano letivo se dá nesta segunda-feira, 9, quando apenas os professores e demais funcionários retornam ao trabalho. O início das aulas para os alunos ocorre na terça-feira, 10.
0 Comentários