A Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo diversas ações do Plano de Arborização Urbana do município para mitigar os efeitos da falta de árvores em determinados bairros, tendo em vista as altas temperaturas em razão das mudanças climáticas. Dentre elas, destacam-seiniciativas de conscientização dos munícipes sobre a importância de adotar uma árvore em frente à sua moradia.
Segundo Demóstenes Ferreira da Silva Filho, professor doutor da USP e ESALQ, “os bairros da Vila Aparecida e Planejada foram identificados com maior vulnerabilidade, os quais tendem a sentir mais as mudanças climáticas, devido à falta de arborização adequada”.
É importante ressaltar que as mudanças climáticas têm impactos locais, e a temperatura nos bairros Vila Aparecida e Planejada se demonstram mais altas que as demais localidades do município.
Na próxima terça-feira, 9, às 19h, a Divisão de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Fundag (Fundação de Desenvolvimento Agrícola), promoverá um encontro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Prof. Luiz Nardy, 808, para explanaro Projeto de Arborização do Bairro Vila Aparecida.
“O nosso compromisso é buscar, junto à população, soluções para melhorar a arborização urbana, bem como discutir e difundir as políticas públicas relacionadas à arborização urbana; promover a troca de informações, contribuir para a mobilização pública em prol da qualidade de vida dos moradores que ali residem”, destaca Luiz Rafael, chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano.
Além da óbvia melhoria na paisagem do ambiente, a presença de árvores também implica na regulação da temperatura e, ao oferecer conforto térmico, reduz o impacto e a irradiação solar, controla a umidade e combate a poluição.
Todos os moradores do Bairro Vila Aparecida estão convidados a comparecer ao encontro e receber uma árvore.
***
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários